Vem aí a moto elétrica Yamaha com bateria intercambiável

Modelo é fruto de parceria com a Gogoro e sairá primeiro em Taiwan (Por Victor Bianchin, AB)
Vem aí a moto elétrica Yamaha com bateria intercambiável

A Yamaha anunciou na quarta-feira, 19, sua nova scooter elétrica, a Yamaha EMF, que se destaca pelo design futurista, diferente do que o mercado costuma ver em seus modelos. Mais importante que isso, porém, é que a moto vai usar a tecnologia de baterias intercambiáveis da Gogoro.

Recentemente, falamos em Mobility Now sobre o sucesso financeiro da fabricante taiwanesa, cujo modelo de negócios consiste em motos elétricas cuja bateria é removível e pode ser trocada em estações convenientemente localizadas (as GoStations), evitando a espera pela recarga. A fabricante lança as motos, é dona das estações e cobra pelo serviço oferecido. 

Não à toa, a EMF vai chegar primeiro ao mercado taiwanês, onde a rede da Gogoro já está bem estabelecida. Segundo a fabricante, o modelo usa um motor com bateria de 7.6 kW e vai de 0 a 50 km/h em 3,5 segundos. A moto também inclui um espaço para guardar pequenos volumes embaixo do assento do motorista. Dados sobre autonomia e velocidade máxima não foram revelados.

Embora o modelo da Gogoro ainda precise ser testado nos mercados ocidentais, é fato que ele barateia muito o processo de construção de novas motos elétricas. Em vez de precisar criar uma nova bateria que suporte as especificações técnicas de cada novo modelo, as fabricantes só precisam adaptar seus lançamentos às baterias que já existem. É menos tempo gasto na prancheta e menor custo no valor final. Será que um dia veremos por aqui?

Fonte: Automotive Business

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO