Sincopeças, Sebrae e G&B lançam segunda fase do programa LOJA LEGAL de capacitação do varejo de autopeças

Batizada LOJA DO FUTURO, nova fase será apresentada oficialmente dia 11 de abril, no podcast Automotivamente
Sincopeças, Sebrae e G&B lançam segunda fase do programa LOJA LEGAL de capacitação do varejo de autopeças
Reunião de aprovação contou com a participação de Heber Carvalho, Antonio Carlos Beiram, Angela Farias, Reginaldo Oliveira e Jorge Humberto

📌 Empresário (a) do segmento de auto e motopeças temos um importante convite para você: participe do Programa LOJA DO FUTURO!
💰Trata-se de uma grande oportunidade para receber consultorias e apoio para o aumento de faturamento do seu negócio.
✅Inscrições: https://bit.ly/4cKmKO5

A diretoria do Sincopeças-SP, juntamente com consultores do Sebrae SP Escritório Regional Capital Centro e diretores da G&B Distribuidora de Autopeças definiram a data de lançamento da segunda fase do Programa LOJA LEGAL de capacitação do varejo de autopeças, chamada LOJA DO FUTURO, que contemplará ao longo de 2024 treinamentos sobre lucratividade, digitalização e venda pela internet, entre outros temas essenciais para o desenvolvimento das lojas.

Em 11 de abril, o podcast Automotivamente, comandado pelo proprietário da G&B, Antonio Carlos Beiram, e dirigido pelo sócio da empresa FMS360 Publicidade, agência contratada pela distribuidora, Jorge Humberto, receberá o consultor do Sebrae, Reginaldo Oliveira, para apresentação formal do LOJA DO FUTURO e detalhamento de todo conteúdo que será disponibilizado aos varejos de autopeças. Participam ainda desse episódio o gerente de serviços automotivos do IQA, Sérgio Fabiano, que falará sobre a Norma ABNT NBR 16.999 e a Certificação de Vendedor de Autopeças do IQA, e ainda o CEO da VVS Consultoria, Vinícius Victor Silva, que abordará vendas pelas plataformas digitais.

No entender do presidente do Sincopeças-SP, Heber Carvalho, as empresas do varejo de autopeças têm grande necessidade em agilizar seus processos e adquirir novos conhecimentos de digitalização, informática, tecnologia, entre outros. “Nossas empresas precisam assimilar essas inovações, buscar procedimentos e processos, e fazer com que esse conhecimento se transforme em ferramenta fundamental dentro da atividade empresarial. O Sebrae tem expertise e ferramental para que as empresas de autopeças se estruturem nesse sentido e a G&B contribuirá nesse processo de aproximação com as lojas. O programa é 100% gratuito. Qualquer empresário do setor pode entrar em contato com o Sebrae e se inscrever”, comenta Carvalho.

Para o proprietário da G&B, Antonio Carlos Beiram, o pequeno e médio varejo precisa estar sempre atualizado e preparado para oferecer o melhor aos seus clientes. “Apoiamos o Programa LOJA LEGAL, agora revigorado para LOJA DO FUTURO, desenvolvido pelo Sebrae com participação do Sincopeças-SP, pois acreditamos que possa ser uma forma de despertar o interesse do varejista por formas de capacitação e desenvolvimento e assim fazer frente às oportunidades que o programa oferece”, destaca Beiram.

Como explica o consultor do Sincopeças-SP, Luiz Sérgio Alvarenga, o programa LOJA DO FUTURO desenvolvido pelo Sebrae SP vem complementar o programa LOJA LEGAL, cujo objetivo inicial era despertar nos empresários do varejo de autopeças o interesse de se envolver mais nos assuntos, novidades e tecnologias que estão ingressando no negócio do comércio de autopeças. “O LOJA DO FUTURO vem neste momento oficializar aos varejos de autopeças um formato de capacitação atual e inovador com a clareza necessária de sua evolução e formação continuada através de diplomação e benefícios reais para as lojas de autopeças, cujas credenciais obtidas aumentarão a visibilidade da loja de autopeças junto a cadeia de valor, assim como além do conhecimento que potencializará sua competitividade, disponibilizará instrumentos reais aos empresários para se engajarem neste novos tempos no mercado de reposição automotiva”, analisa Alvarenga.

Para o consultor de negócios do Sebrae, Reginaldo Oliveira, o programa LOJA DO FUTURO, a partir da parceria Sincopeças, G&B e Sebrae, representa para o segmento varejista de auto e motopeças uma grande oportunidade para tratar de questões como inovação, digitalização, mercado e gestão de forma a mantê-los competitivos e sustentáveis frente aos desafios do mercado.

A consultora de negócios do Sebrae, Angela Farias, afirma que participar da LOJA DO FUTURO é uma decisão inteligente e oportuna para conquistar avanços significativos na empresa. “Sendo uma etapa avançada da LOJA LEGAL, o programa LOJA DO FUTURO traz avanços marcantes na história do micro e pequeno negócio. De verdade, os empresários perceberão ganhos irreversíveis para a gestão, equipe interna e, consequentemente, para seus clientes, que atribuirão alto valor às suas marcas. Ganhos relacionados à eficiência, inovação, diferenciação de mercado, experiência de consumo e preparo técnico de seus funcionários. O Sebrae, através das consultorias individuais, também apoiará o empresário no processo de autopercepção e autodesenvolvimento, afinal, comportamento de sucesso é do indivíduo e é primordial para avançar para novos patamares. Eu, como consultora de negócios, recebi essa missão com grande estima, entusiasmo e confiança de que a entrega será maior do que se imagina”, detalha Angela.

Conteúdo e cronograma
Em 2023, o Sincopeças-SP, em parceria com o Sebrae e G&B Distribuidora de Autopeças, realizou o programa LOJA LEGAL, uma proposta de atendimento gratuito ao micro e pequeno empreendedor do setor de autopeças e motopeças. Foram três meses de intervenções, no formato híbrido, que incluíram módulos independentes de capacitação e consultorias individualizadas, resultando em aumento de faturamento para os negócios com forte adesão às iniciativas propostas.

Agora, o LOJA LEGAL deu início a uma etapa mais arrojada de aprimoramento dos negócios. Novamente, Sincopeças-SP, Sebrae e G&B se unem para oferecer aos empresários do setor um novo ciclo de workshops e consultorias individuais e personalizadas, que tratarão temas e soluções ligadas à digitalização e inovação nos pequenos negócios.

O LOJA DO FUTURO segue como uma proposta sequencial ao LOJA LEGAL, permanecendo aberto a todos os empresários do setor, tenham eles participado previamente da LOJA LEGAL ou não.

A programação incluirá podcasts em parceria com o canal Automotivamente ATMCAST, da G&B, oferta de workshops com especialistas em gestão de negócios do Sebrae e parceiros, e oferta de 3h de consultoria individual e gratuita. Todas as ações terão foco imediato no aumento de faturamento das empresas participantes. Os empresários também serão convidados a participar de programas de transformação digital do Sebrae.

Visão geral

FASE DE ARREGIMENTAÇÃO DO PÚBLICO-ALVO ATRAVÉS DOS PODCASTS DE SENSIBILIZAÇÃO
PodCast – Como inserir minha loja no comércio eletrônico e vender mais?
PodCast – Inteligências artificiais para varejo de autopeças
PodCast – Dropshipping e integração dos ERPs para avançar no mercado

NÍVEL I – LOJA LEGAL
Consultoria inicial e diagnóstico
(O empresário será questionado se conhece a Norma ABNT NBR 16.999, a Certificação de Vendedor de Autopeças do IQA, o Catálogo Eletrônico de Autopeças Oficial da Reparação de Veículos, e se possui computador e algum sistema de ERP, e será orientado a consultar as entidades para esclarecimento de dúvidas).

NÍVEL II – LOJA DO FUTURO
– Capacitação nas Inteligências Artificiais para o varejo de autopeças       
– Apresentação do modelo Dropshipping para incremento das vendas balcão e comércio eletrônico e integração dos ERPs para avançar no mercado
– Workshop WhatsApp Business como ferramenta de automação do atendimento
– Workshop Comportamento de sucesso e reputação da marca da loja de autopeças como fator de crescimento dos negócios

As lojas que cumprirem as etapas dos Níveis I e II receberão o Certificado LOJA LEGAL / LOJA DO FUTURO emitido pelo Sincopeças-SP.

EVENTO PRESENCIAL
Encerramento, diplomação e apresentação das lojas que seguirão para o NÍVEL MASTER (EMPRETEC / TRANSFORMAÇÃO DIGITAL / LIDERANÇA)

Programação

Datas e horáriosTemasFormato
11/04 às 19h27PodCast – Como inserir minha loja no comércio eletrônico e vender mais?Ao vivo no Youtube Canal ATMCAST
18/04 às 19h27PodCast Inteligências artificiais para varejo de autopeçasAo vivo no Youtube Canal ATMCAST
25/04 às 19h27PodCast Dropshipping e integração dos ERPs para avançar no mercadoAo vivo no Youtube Canal ATMCAST
02/05 às 19hWorkshop Whatsapp Business como ferramenta de automação do atendimento – SebraeAo vivo no Teams
09/05 às 19hWorkshop Comportamento de sucesso e reputação de marca para o crescimento dos negóciosAo vivo no Teams
13/05 às 18h30Evento presencial com palestrantes especialistas do setorAuditório Sincopeças Av. Paulista, 1.009 – 5º andar – SP

As consultorias terão início após evento presencial do dia 13/05 e serão realizadas exclusivamente pelo Escritório Regional Capital Centro do Sebrae-SP.

Histórico

Ao longo de 2023, mais de 40 empresas do comércio de autopeças participaram da primeira fase do Programa LOJA LEGAL, que elevou o varejo a um novo patamar. Gratuito e aberto a empresas de todo o Brasil, a iniciativa foi fruto de uma parceria entre Sincopeças-SP, Sebrae e G&B Distribuidora para impulsionar um movimento de profissionalização e modernização do varejo de autopeças nacional. O Programa LOJA LEGAL foi uma das atrações da Automec 2023. Na ocasião, o consultor de negócios do Sebrae, Reginaldo Oliveira, detalhou a iniciativa e a receptividade satisfatória que atraiu empresários engajados e dispostos a realizar as ações necessárias para o desenvolvimento das empresas.

Etapa 1 – Diagnóstico

Aqui, as empresas que fizerem a adesão ao programa começam a receber um diagnóstico completo voltado a analisar as principais necessidades no âmbito da gestão empresarial.

Etapa 2 – Capacitações

Com base nas lacunas identificadas no diagnóstico, o Sebrae indica uma série de palestras, oficinas e cursos on-line para os participantes, além – é claro – de consultorias personalizadas para estabelecer um planejamento voltado a sanar essas questões.

Etapa 3 – Avaliação dos resultados

Aqui é onde os agentes envolvidos no Loja Legal avaliam o impacto do programa, sobretudo no âmbito do aumento do faturamento e na redução de custos. A ideia é utilizar critérios rígidos, que avaliem todo o balanço da empresa, para identificar se as questões identificadas no diagnóstico tiveram melhoria significativa após o trabalho conduzido pelos consultores do Sebrae.

Customização do programa LOJA LEGAL tem o dedo dos participantes

Além de oferecer soluções sob medida para as necessidades individuais de cada uma das empresas participantes, o programa promovido pela parceria entre Sincopeças-SP, Sebrae e G&B Distribuidora também dá autonomia para que os próprios participantes escolham o nível de detalhamento com o qual desejam se envolver.

Informações
Imprensa Sincopeças-SP
Robson Breviglieri
Jornalista – MTb 13084-SP
imprensa@sincopecas.org.br

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO