Carros conectados: 4 tendências que vão ganhar força em 2022

Com a chegada do 5G no Brasil, montadoras devem expandir serviços de conectividade com foco em Wi-Fi veicular e tecnologias de segurança (Por Natália Scarabotto, AB)
Carros conectados: 4 tendências que vão ganhar força em 2022

5G brasileiro está mais perto de se tornar realidade: a tenologia deve chegar a todas as capitais brasileiras até julho. Prometido para 2022, a chegada da solução com altas taxas de transmissão de dados e baixa latência promete revolucionar a mobilidade ao concretizar conceitos como a Internet das Coisas (IoT) e expandir os recursos de conectividade e automação dos veículos. Ainda assim, no Brasil o 5G não deve estar plenajemente disponível de imediato e, portanto, algumas transformações demorarão um pouco mais.

Como serão os carros daqui pra frente? O Mobility Now elenca as quatro principais tendências de conectividade para ficar de olho em 2022.

O head de Service Line Automotive e Mobility Development da Ipsos Brasil, Marcelo Pereira, prevê um impacto grande não só nos veículos, mas na forma como são fabricados, com asscensão da indústria 4.0:

“Teremos a aceleração da produção inteligente e mais eficiente a um menor custo para as montadoras. O 5G proporcionará a conexão rápida e em tempo real entre consumidores em seus veículos, as montadoras e grandes players do comércio eletrônico, com possibilidade de venda de serviços digitais, produtos e alimentos entre o trajeto e o destino do consumidor.”

No Brasil, o conceito de “carro conectado” começou a ganhar escala com a chegada do OnStar, sistema da Chevrolet, em 2015. Em 2021, no entanto, os automóveis com a tecnologia tiveram um “boom” com inovações de diversas montadoras para melhorar a experiência do cliente.

A conectividade é desejada pelos clientes e se tornou um dos critérios de decisão de compra. Na semana passada, a GM divulgou que o uso dos serviços conectados da Chevrolet cresceu 80% em um ano. A frota de carros conectados da marca bateu recorde em 2021: ao todo, 265 mil clientes utilizam as soluções disponíveis como Wi-Fi veicular, o assistente OnStar e o aplicativo myChevrolet. 

Em modelos de diferentes marcas, as inovações variam e vão desde centrais de infoentretenimento com controle por voz e conexão com assistente do Google até compras pelo painel do carro e acionamento automático de serviços de emergência. Com o 5G as possibilidades serão ainda maiores.

Confira quatro tendências que devem ganhar cada vez mais espaço:

1- Wi-Fi veicular

Nos últimos anos, o Wi-Fi veicular se tornou um item presente em diversos modelos. O serviço, em geral, é pago. Com ele, o passageiro pode conectar o celular para acessar streamings, assistentes virtuais (como do Google ou Alexa), além de controlar o ar condicionado, travar e destravar portas, entre outros.

O Cruze foi o pioneiro no Wi-Fi a bordo. No ano passado, a Jeep firmou uma parceria com a TIM para fornecer o serviço para os proprietários de novos modelos do Renegade e Compass. Outro destaque é o Fiat Pulse, que conectado à internet, permite perdi lanches do Mc Donald’s pelo painel do carro.

2- Diagnóstico do veículo

Pereira avalia que uma das fortes tendências de conectividade está ligada ao diagnóstico do veículo, como o suporte remoto, recalls de softwares e apps que reúnem informações sobre condições dos pneus, troca de óleo e quilometragem. O serviço já faz parte de diferentes modelos da Stellantis, Chevrolet, Volkswagen, Volvo, entre outros, e deverá ser expandido para trazer ainda mais facilidade aos clientes.

Entre 2020 e 2021, as manutenções periódicas sinalizadas via OnStar cresceram 70%. O sistema também enviou mais de 1,1 milhão de diagnósticos sobre as condições do veículo.

3- Tecnologias de segurança

Os carros elétricos e automatizados, realidade em muitos lugares do mundo, devem ganhar ainda mais espaço com o 5G. Isso porque a quinta geração da rede móvel tem altas taxas de transmissão e a baixa latência (ou seja, mais velocidade de envio de informações), características essenciais para os níveis mais elevados de automação. Diante de uma situação de risco, o piloto automático precisa tomar uma decisão de imediata, como frear ou desviar do veículo à frente, em frações de segundo, para evitar acidentes.

A expectativa é ter cada vez mais eficiência em recursos de piloto automático, limitador de velocidade, frenagem automática, auxílio de condução do veículo, sistemas Lidar, entre outros.

O consultor da Ipsos Brasil lembra que, apesar dos serviços de infoentretenimento terem ganhado peso na decisão de compra do consumidor, a segurança ainda é um dos principais critérios para a escolha do carro.

Segundo um estudo da Ipsos sobre desejos do consumidor, as tecnologias de prevenção de acidentes têm o maior interesse de qualquer outro recurso em todos os países pesquisados: Brasil, China, Estados Unidos e Alemanha, com quase 80% de preferência dos consumidores.

4- Suporte para emergências

Ainda visando a segurança dos clientes, as tecnologias de suporte a emergências devem estar cada vez mais presente nos veículos. Esses recursos automaticamente entram em contato com atendimento de emergência e guinchos. Além disso, em caso de roubo ou furto do veículo, é possível acionar a empresa para que eles tomem as ações necessárias para ajudar a polícia a recuperar o veículo.

Fonte: Automotive Business

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