Itaú cria serviço de compartilhamento de elétricos

Itaú cria serviço de compartilhamento de elétricos

Entra em operação no segundo semestre de 2021, ainda não há definição dos locais nem de preços (WILSON TOUME, PARA AB)

O grupo Itaú Unibanco anunciou na quinta-feira, 12, a criação de um serviço de compartilhamento de automóveis elétricos, o Vec Itaú. A ideia é contribuir com a mobilidade urbana e com a redução da poluição nas grandes cidades, aproveitando parte da experiência adquirida com o programa Bike Itaú de compartilhamento de bicicletas, hoje disponível em cinco capitais do País: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife e Salvador.

O projeto prevê um sistema similar de compartilhamento, no qual o cliente, por meio de um aplicativo no celular, vai poder consultar onde é o ponto de retirada mais próximo, verificar qual veículo está disponível, contratar e, ao chegar no local da retirada, desbloquear o carro. A devolução poderá ser feita no mesmo local ou em outro ponto. Todos os modelos só ficarão disponíveis para locação após serem recarregados e passarem por um processo de higienização completo.

“O mundo está em constante transformação e a forma como as pessoas se locomovem nos grandes centros também segue evoluindo; queremos acompanhar de perto as tendências da sociedade e essa nova solução de mobilidade urbana servirá como alternativa ou complemento ao uso de outros modais”, explicou Rodnei Bernardino de Souza, diretor do Itaú Unibanco. “Estamos colocando nossa expertise financeira a serviço das pessoas, em um modelo no qual contaremos com parcerias estratégicas com montadoras, locadoras e demais players do segmento; buscaremos agregar valor por meio de uma experiência inovadora, tecnológica, segura e sustentável, além de estimular o mercado de veículos elétricos”, completou.
FASE DE TESTES EM SÃO PAULO
O planejamento prevê que a plataforma de compartilhamento entre em funcionamento – de forma experimental e restrita aos colaboradores do banco – no início de 2021. Durante o primeiro semestre, diversos fatores serão analisados, para que o Vec Itaú comece a operar da forma mais eficiente. No começo, serão usados cinco veículos: um BMW i3, um Jaguar I-Pace e três JAC iEV40. Dependendo dos resultados, outros veículos podem ser adquiridos.

Os responsáveis pelo programa não quiseram falar sobre valores, mas a ideia é que o usuário pague um valor inicial fixo para ter acesso ao programa e outro por tempo de utilização dos carros. Importante: o Vec Itaú não será exclusivo para os clientes do banco, mas estes poderão ter algum benefício no uso. A fase de testes será implantada na cidade de São Paulo e terá quatro estações de retirada e devolução dos veículos, todas localizadas em centros administrativos do banco.

Rodnei Bernardino lembrou ainda que, desde o ano passado, o Itaú Unibanco oferece condições especiais de financiamento para automóveis elétricos e híbridos. “Temos nos preparado para atuar cada vez mais com as novas tendências automotivas, que envolvem carros elétricos, híbridos, compartilhados e conectados, além de plataformas que estimulam a intermodalidade e a evolução da mobilidade urbana”, afirmou o diretor. “Seja qual for o caminho que as tendências seguirem, estaremos presentes e apoiando tanto os nossos clientes que buscam a posse de um veículo, quanto os que optam apenas pelo seu uso”, concluiu.

Fonte: Automotive Business

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO