Dicas para manutenção do eixo diferencial

Uso de ferramentas especiais é necessário na hora de fazer a manutenção do eixo diferencial
Dicas para manutenção do eixo diferencial

Responsável por receber a força gerada pelo motor através do eixo cardan e transmiti-la para as rodas de tração, o eixo diferencial, composto por coroa, pinhão, caixa satélite, entre outros itens, está presente em todos os veículos com tração traseira, como as picapes e caminhões. Ele é fundamental, especialmente, nas curvas, quando uma roda gira mais do que a outra. É ele que possibilita que cada uma das rodas gire em velocidades diferentes já que cada roda cumpre distâncias ou raios de trajetórias diferentes para atuarem em conjunto. Por isso, merecem atenção na hora da reparação.

A Nakata apresenta algumas dicas para a manutenção do eixo diferencial 44.3, utilizado em S10, Ranger e Troller, caso haja necessidade de substituição de algum componente, como coroa e pinhão ou caixa dos satélites.

O primeiro passo para a manutenção do eixo diferencial é ter conhecimento técnico e ferramentas especiais para desmontagem, montagem e ajuste, sem isso não existe possibilidade de fazer a manutenção neste componente.

Além das ferramentas normais como chave de boca, cabo de força, catraca será necessário o uso de algumas ferramentas especiais como: taquímetro, relógio comparador com base magnética, sacadores de rolamentos da caixa dos satélites do pinhão e do semieixo, expansor da carcaça, medidor de profundidade do pinhão e rolamento padrão para ajuste da caixa.

Utilizando as ferramentas especiais a manutenção será muito mais simples, rápida e sem risco de retrabalho.

Por se tratar de um componente muito robusto e vida útil muito longa, deve-se evitar a desmontagem sem antes fazer um diagnóstico correto, evitando assim dispêndio de tempo e dinheiro.

Os problemas mais comuns no eixo diferencial são: ruído em determinadas velocidades, muito provavelmente problema no par coroa e pinhão. 

Ruído constante pode ser decorrente de problemas nos rolamentos da caixa, do pinhão ou dos semieixos. Barulho em curvas indica problema nos componentes da caixa dos satélites. 

Toda vez que fizer a manutenção do eixo diferencial deve-se ficar atento à especificação do óleo lubrificante, essa informação pode ser encontrada no manual do veículo ou na instrução de montagem que acompanha a coroa e pinhão da Nakata.

Para conferir esta e outras dicas de manutenção, basta acessar o canal do YouTube da Nakata (https://www.youtube.com/watch?v=ftmldNVgTWk&t=20s).

Sobre a Nakata Automotiva – Há 70 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios, pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

A empresa atende o mercado nacional e exportação. Fazendo parte da Fras-le que fornece materiais de fricção originais para 95% das montadoras de veículos pesados e semipesados, além de ser líder no mercado de reposição e comercializar seus produtos em 120 países, a Nakata fortalece ainda mais a sua presença no mercado.

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Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475
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