Cummins Brasil anuncia novo motor QSF 4.5 Off-Highway 

Com maior densidade de potência do mercado, a novidade estreou na 36ª edição do Show Rural Coopavel em nova aplicação
Cummins Brasil anuncia novo motor QSF 4.5 Off-Highway 

A Cummins Brasil anuncia o novo QSF 4.5 de 210 hp a 2300 rpm para o segmento Off-Highway, motor de 4 cilindros com a maior densidade de potência do mercado brasileiro. A novidade, que estreia em nova aplicação da fabricante de máquinas agrícolas Stara, na 36ª edição do Show Rural Coopavel, evento que acontece em Cascavel (PR) até o dia 09 de fevereiro, foi projetada para atender às demandas mais exigentes e severas do mercado industrial, incluindo o agronegócio, o setor de construção e de geração de energia. 

Com início de produção na planta, localizada em Guarulhos (SP), previsto para abril deste ano, o QSF 4.5 é um projeto desenvolvido por brasileiros para o mercado nacional. De acordo com Mariana Pivetta, diretora executiva de Vendas para o Segmento EBU Off-Highway da Cummins, “a linha F da Cummins redefiniu um novo marco de potência compacta no mundo. E desde o lançamento do primeiro motor desta série no Brasil, em 2009, seguimos inovando, oferecendo diversas soluções para atender a nossa base de clientes, com tecnologias sob medida e dedicadas às aplicações. O lançamento deste motor já equipado em novo pulverizador da Stara é termômetro mais legítimo de que estamos no caminho certo”.

Derivado do motor F4.5 oferecido no setor automotivo pela líder global de tecnologia em energia no Brasil, o novo QSF de 4 cilindros é leve, compacto, moderno e foi projetado para oferecer alta performance em elevadas rotações, com baixo consumo de combustível, além de contribuir com a alta disponibilidade do equipamento em operação. O intervalo de troca para manutenção é também um dos grandes diferenciais do QSF 4.5, de 500 horas.

Além disso, segundo Cristiano Zia, gerente de engenharia da Cummins para as Américas, o motor com design modular facilita o processo de manutenção na hora de acessar as peças e, por ser compacto, contribui com o projeto do cliente, flexibilizando soluções de engenharia, como por exemplo, oferecer um tanque de combustível maior, elevando a autonomia ou ainda aumentar a capacidade de carga. 

Certificado MAR-1 e compatível com Biodiesel (até B20), o motor QSF 4.5 conta com um novo sistema de bomba de combustível, desenvolvido exclusivamente para o uso industrial. “Foi utilizado componentes e materiais que propiciam maior robustez contra os efeitos deste combustível de origem vegetal, além de um filtro separador de água de alta performance”, reforça o gerente. Vale reforçar que a novidade traz alta flexibilidade para atender as próximas normas de emissões no País, sem grandes impactos para esta adequação. 

Como parte da estratégia de combustão, além de ajustes da curva de torque por meio de software, a equipe de engenharia utilizou o turbo wastegate HE 250 da Cummins Turbo Technologies. “Com isso, tivemos a otimização da combustão que resultou em melhor performance com redução do consumo de combustível, processos que foram validados, garantindo a durabilidade e confiabilidade deste motor para as operações”, reforça Zia.

Para respostas mais rápidas no motor e, consequentemente melhor performance, o design do cabeçote do QSF de 4 cilindros conta com uma galeria de refrigeração bastante eficiente. Os sistemas de admissão e escape oferecem dutos otimizados, o que favorece a aerodinâmica e também a eficiência térmica de todo o conjunto. O QSF 4.5 traz ainda capacidade para operar em elevadas altitudes e baixo nível de ruído, elevando o conforto nas operações. 

Nova aplicação e força tarefa para atender ao cliente em tempo recorde – Foram exatos seis meses para formação de uma equipe funcional de trabalho, com representantes de cada área da Cummins para desenvolver um motor perfeitamente adequado e sob medida para o novo pulverizador da Stara Imperador 2500, cujo lançamento está sendo promovido nesta 36ª edição do Show Rural Coopavel.  

“Um trabalho que demoraria um ano foi reduzido em seis meses graças aos esforços do nosso time que trabalhou com excelência desde que recebemos este desafio no segundo semestre do ano passado. E o time está de parabéns, pela dedicação e excelência”, afirma Pivetta. 

Desde a viabilidade técnica e econômica, incluindo o trabalho base para atender às expectativas do cliente e todo projeto foi minuciosamente desenvolvido em sinergia com os engenheiros da Stara. No total oito motores foram encaminhados em meados de novembro para testes em diversas condições severas que expõem os equipamentos aos limites de suas operações para checagem de performance, comportamento e temperatura. 

O Imperador 2500 é o mais novo integrante da família de pulverizadores autopropelidos da Stara, dotado de motor Cummins QSF 4.5. “Ter respaldo de uma empresa parceira que representa robustez, segurança e confiabilidade e segue alinhada aos nossos valores é um pacote completo de soluções”, finaliza Cintia Del Vesco, gerente de Marketing da Stara.

Cummins Brasil – Líder global em energia, possui unidades de negócios complementares que projetam, fabricam e distribuem motores, serviços e tecnologias relacionadas para a um amplo portfólio de soluções de energia. Seu portfólio inclui também sistemas de combustível, turbos, soluções para emissões, eixos, cardans, componentes e sistemas de geração de energia elétrica. Presente no país há mais de cinco décadas, produz uma variada gama de motores para diversos segmentos do mercado, entre caminhões de todos os portes, pickups, ônibus, aplicações estacionárias, máquinas de construção, equipamentos agrícolas, máquinas para mineração e aplicações marítimas. Possui duas unidades fabris: no município de Guarulhos (SP), onde estão as áreas de motores, geradores, turbos e soluções de emissões. Já em Osasco (SP), a Cummins Meritor produz eixos, cardans e componentes para veículos comerciais e fora-de-estrada. Para mais informações, acesse ao nosso site www.cummins.com.br.

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO