ZM lança linha de terminais de direção para pesados


A fabricante que já produzia peças para as linhas de suspensão e direção para a linha leve desde 2020 agora inicia também a reposição de terminais de direção para a linha pesada
ZM lança linha de terminais de direção para pesados

Com 38 anos de tradição na fabricação de produtos para a linha elétrica como relés e motores de partida, alternadores, polias de alternadores, induzidos, rotores e estatores e na linha mecânica, porcas e parafusos de roda, conformados a frio além de cruzetas e componentes de cardans e mais recentemente lançada, a produção de bieletas e pivôs para o sistema de suspensão e terminais axiais para o sistema de direção de veículos leves, agora a ZM amplia o seu portfólio atendendo também a reposição da linha pesada.

São 22 novos modelos de terminais de direção para caminhões das marcas Volkswagen, Ford, Mercedes-Benz, Fiat, Agrale, Fiat-Iveco, Scania, Daf e Volvo, completando mais de 1.270 aplicações.

Os terminais de direção são de vital importância para esse sistema, pois são eles que garantem que o movimento de giro do volante executado pelo motorista seja replicado nas rodas do veículo. A falha destes componentes pode gerar acidentes fatais, desta forma toda estrutura de engenharia, processo produtivo e controle de qualidade da empresa está alinhada com as diretrizes de segurança especificadas pelo Inmetro.

Para atender a alta exigência do mercado em veículos que requerem uso mais severo, como é o caso da linha pesada, a ZM desenvolveu o seu projeto de terminais de direção com alguns diferenciais de mercado. São eles:

Mola cônica

O movimento do sistema de direção gera atrito nos componentes de articulação, ocasionando desgaste e folga. O projeto ZM usa mola cônica para compensar esse desgaste e aumentar a vida útil em até 4x quando comparado a projetos de mancais poliméricos.

Guarda-pó, anel tensor e retentor

70% dos casos de garantia de articulações estão relacionados ao rompimento dos guarda-pós. As impurezas comprometem as propriedades de lubrificação da graxa e ocasionam maior atrito entre a carcaça, esfera e mancal, gerando desgaste e diminuindo a vida útil do produto.

O guarda-pó ZM é fabricado em borracha com neoprene e perfil sanfonado, garantindo maior perímetro de atuação e permitindo mais flexibilidade de movimento em todas as posições. Os anéis de vedação são fabricados sem cantos vivos e são ajustados conforme cada diâmetro de pino.

Porca auto travante

Com a mesma tecnologia usada atualmente pelas principais montadoras, a porca auto travante ZM oferece alta classe de resistência mecânica e padronização dimensional, conforme orientação da norma DIN985. É de fácil instalação, possibilitando aplicação do torque correto. Como dispensa uso de cupilha, torna o pino esférico mais robusto, eliminando a necessidade do furo passante.

Pino esférico

Fabricado por processo de forjamento a frio que aumenta o limite de ruptura, de escoamento e a dureza. Possui encaixe sextavado para auxiliar a instalação e sua região de contato com a carcaça passa por endurecimento superficial, aumentando a resistência ao desgaste.

Carcaça

Fabricada por processo de forjamento a quente e endurecimento superficial na região de contato com a esfera, a carcaça possui rosca laminada para aumentar sua resistência mecânica. Além disso, sua superfície fosfatizada evita oxidação, diminui a porosidade e melhora a aderência da graxa.

Mancal metálico

Fabricado por processo de estampo em aço carbono, serve de apoio para a mola cônica e guia para o pino esférico. Suporta as forças de atrito decorrentes da rotação dos movimentos da suspensão e direção. Possui tratamento termoquímico para promover o endurecimento superficial do mancal, mantendo seu núcleo dúctil.

“Aqui na ZM começamos o ano a todo vapor!”, brinca Poliana Zimermann, Coordenadora de Marketing da empresa. “Estamos sempre buscando, mais do que simplesmente desenvolver peças para aumentar nosso portfólio, entender as demandas do mercado e desenvolver produtos que agreguem valor e diferenciais ao consumidor. É levar confiança, qualidade e tecnologia de ponta juntamente com a entrega de nossos pedidos.”, explica Poliana.

Para conhecer e ter informações sobre produtos e aplicações, basta ligar na Central do Cliente no 0800-470-047 ou ainda, baixar o aplicativo do Catálogo ZM no celular pelo Google Play para sistema Android ou App Store para IOs.

A empresa disponibiliza também vídeos em seu canal oficial do Youtube para auxiliar balconistas e reparadores na hora de entender sobre seus produtos, serviços e aplicação correta dos itens.

Informações
Paula Skoretzky
Assessora de Imprensa ZM S.A.
(11) 2786-5434/96765-5957

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO