Vídeo: iX Flow, o carro da BMW que muda de cor

Novidade da CES 2022 usa mesma tecnologia de e-readers e muda de preto para branco com toque de um botão (Por Victor Bianchin, AB)
Vídeo: iX Flow, o carro da BMW que muda de cor

A BMW revelou na CES 2022 um novo e curioso modelo, o BMX iX Flow. Esse carro elétrico é revestido com um material chamado de “e-ink”, o que permite que ele mude de cor (de preto para branco e vice-versa) com o toque de um botão.

A substância é a mesma usada em e-readers como o Kindle. A montadora descreve a tecnologia da seguinte maneira: “o corpo é laminado com um filme eletroforético contendo microcápsulas com o diâmetro de um cabelo humano. Cada cápsula contém partículas coloridas pretas, brancas ou coloridas que estão diferentemente carregadas. Elas só ficam visíveis quando um campo elétrico é aplicado. Isso cria o que é conhecido como um Display de Papel Eletrônico”.

Além disso, o veículo também consegue usar a e-ink para mostrar diversos padrões misturando as duas cores, até mesmo em rápida sucessão, o que justifica o nome “flow”. Até as rodas mudam de cor! Veja o vídeo:

O Flow é um carro esportivo com 500 cv de potência e 482 km de autonomia. Mas, por enquanto, é apenas um protótipo com o objetivo de estudar a tecnologia da e-ink aplicada a carros.

A BMW entende a e-ink como um recurso que pode ajudar a economizar energia: você pode mudar a cor do carro para branco enquanto ele estiver estacionado, por exemplo, diminuindo o aquecimento interno e aliviando o uso de ar-condicionado. A montadora também cogita usar o material nas partes internas, como o painel, para evitar que sobreaqueçam por causa do Sol.

É bastante possível que, em um futuro próximo, carros que utilizem a tecnologia do Flow sejam lançados comercialmente.

Fonte: Automotive Business

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO