Spicer Select oferece bombas hidráulicas para manutenção de empilhadeiras


Verificar periodicamente empilhadeiras e usar as Bombas Hidráulicas Spicer Select nos serviços de reposição é essencial
Spicer Select oferece bombas hidráulicas para manutenção de empilhadeiras

A Dana, um dos principais nomes mundiais no fornecimento de soluções para sistemas de transmissão e de movimentação em veículos e máquinas da área de construção, agricultura, movimentação de materiais e mineração, oferece ao mercado de reposição brasileiro as bombas hidráulicas Spicer Select.

As bombas Spicer Select estão disponíveis para pás carregadeiras, motoniveladoras, empilhadeiras, retroescavadeiras e tratores de esteira de diversos fabricantes, como Michigan, Fiat-Allis, Case, Clark, New Holland, Random e Caterpillar.

Na rotina diária das operações de movimentação de materiais em áreas de armazenagem e de logística, uma interrupção inesperada na operação para reparos em uma empilhadeira traz prejuízos, já que os prazos estão cada vez menores e interrupções podem gerar atrasos com consequências negativas para os negócios.

O uso de empilhadeiras tem sido essencial para o ganho de produtividade, agilidade e segurança às movimentações e correto armazenamento de materiais, otimizando espaços. Por isso, é necessário ficar atento aos cuidados que esses equipamentos devem ter para que seus operadores não sejam surpreendidos por paradas inesperadas nas atividades.

Vantagens em realizar a manutenção preventiva de empilhadeiras:

  • Identificação de possíveis falhas não aparentes.
  • Redução de despesas com a troca de velas e filtros.
  • Prolongar a vida útil dos equipamentos.
  • Prolongar a disponibilidade do equipamento.

Contudo, é indispensável a elaboração de um cronograma para evitar gastos desnecessários com péssimas surpresas. Confira algumas dicas de manutenção para a sua empilhadeira:

Fique atento ao que diz o fabricante – É importante respeitar os intervalos recomendados pelo fabricante da empilhadeira para fazer manutenções. A reposição de peças é primordial para estender a vida útil do equipamento.

Antecipe manutenções se necessário – Observe se a empilhadeira é utilizada por mais de oito horas diariamente ou se ela é usada em ambientes muito sujos. Para ambos os casos a recomendação é antecipar a manutenção a fim de preservar o bom desempenho do equipamento.

Faça verificações constantes – Qualquer irregularidade é sinal de alerta. Antes que elas apareçam é importante que a pessoa operando a empilhadeira seja orientada para verificar sempre se existem vazamentos, além de checar as condições dos pneus, garfos, protetores, mangueiras, correntes, nível de óleo, líquido do radiador, entre outros. A inspeção deve fazer parte da rotina de quem a opera e comunicada ao responsável pela manutenção.

Além disso, lembre-se que a revisão das empilhadeiras deve ser realizada por profissionais devidamente certificados, pois reparações incorretas podem ocasionar riscos à segurança do operador e prejuízos, como também danos às cargas.

Existem uma série de medidas importantes na hora de reparar a empilhadeira, como calçar as rodas e a fixação das partes móveis às partes não móveis. Cuidado e segurança, com o uso de EPI´s e ferramentas adequadas, são essenciais para um bom trabalho.

Antes das inspeções de rotina, confirme com o fabricante – ou através do manual do produto – a durabilidade média das peças.

Verifique constantemente o cronograma de manutenção no calendário das horas trabalhadas na empilhadeira.

Calcule o tempo médio de reparo, para programar a parada do equipamento.

Use Bombas Hidráulicas Spicer Select

Nunca use peças de procedência duvidosa ou de baixa qualidade. Sempre escolha peças de boa procedência, como as bombas hidráulicas Spicer Select, que têm acoplamento padrão para transmissões com flange, eixo estriado, eixo cônico ou cilíndrico com chaveta e válvula de acionamento mecânico e regulagem de pressão.

São a melhor opção para serviços de reposição nos veículos e equipamentos atuantes em rotinas de alto consumo de carga e torque, com condições de trabalho e temperaturas muito variáveis, que precisam de rigidez nos intervalos de manutenção e inspeção dos seus componentes.

As bombas hidráulicas Spicer Select suportam as exigências e especificações de vazão, pressão, torque e outros parâmetros de dimensionamento e funcionamento dos atuadores hidráulicos empregados em pás-carregadeiras, Reach Stakers (empilhador retrátil para movimentação de containers), veículos de mineração, entre outros.

Como substituir as bombas hidráulicas Spicer Select em empilhadeiras:

  • Drene o óleo de todos os componentes.
  • Efetue a limpeza nos componentes, mangueiras e tubulações.
  • Faça limpeza no tanque e no filtro tela.
  • Remova a bomba em uso e instale a bomba hidráulica Spicer Select adequada. Acesse o catálogo de aplicação em https://spicer.com.br/biblioteca/
  • Complete o óleo da máquina, conforme especificação do fabricante do equipamento.
  • Substitua o filtro hidráulico.
  • Realize a sangria da bomba hidráulica.
  • Coloque o motor em funcionamento e confirme o sangramento de ar. Verifique se há ruídos; se for ar novamente, pare o equipamento e faça novo sangramento.
  • Realize o flushing (desconecte as mangueiras de entrada e saída dos componentes e conecte-as uma na outra diretamente – fazer conexões ou adaptações para ligação – e funcione o motor durante 15 a 20 minutos, acionando os implementos. Trave a válvula by pass do filtro para garantir que o óleo circule pelo filtro hidráulico.
  • Substitua o óleo hidráulico do tanque e filtro novamente.
  • Funcione o equipamento e cheque novamente ruídos de ar, se necessário faça um novo sangramento.
  • Cheque as pressões do sistema hidráulico. Verifique os valores no manual do equipamento.

Confira as aplicações das Bombas Hidráulicas Spicer Select em https://dana.com.br/wp-content/uploads/2022/07/BombasHidraulicasSpicerSelect.pdf

Apaixonados pela Reposição

A Dana é líder de mercado no fornecimento de sistemas tradicionais e eletrificados para veículos comerciais médios e pesados que ajudam clientes do mercado de reposição a obter o melhor peso, desempenho e eficiência, assim como o menor custo de propriedade, independentemente da configuração do conjunto de transmissão. Desenvolve, fabrica e distribui produtos no mercado de reposição combinando uma rede global de 18 Centros de Distribuição com 145 grandes operações de manufatura, prestando serviço e suporte especializados, uma rede de serviço mundial com milhares de profissionais locais, que atendem as demandas de produtos de reposição para automóveis, caminhões leves e pesados, ônibus e equipamentos fora-de-estrada.

Sobre a Dana

A Dana é líder mundial no fornecimento de sistemas de transmissão, vedação e gerenciamento térmico com alta tecnologia que melhoram a eficiência e o desempenho de veículos e máquinas e facilitam a propulsão de veículos convencionais, híbridos e elétricos. A Dana equipa seus clientes com sistemas críticos de acionamento e movimento; tecnologias eletrodinâmicas e de energia; e soluções térmicas, de vedação e digitais.

Com sede em Maumee, Ohio, EUA, a companhia registrou vendas de US$ 10,2 bilhões, em 2022, e conta com 42.000 colaboradores em 31 países de seis continentes. Fundada em 1904, a Dana foi nomeada uma das “Empresas mais responsáveis da América do Norte em 2023” pela Newsweek por sua ênfase em sustentabilidade e responsabilidade social. A empresa é impulsionada por uma cultura de alto desempenho que se concentra em valorizar os outros, inspirar a inovação, crescer com responsabilidade e vencer juntos, ganhando reconhecimento global como um dos principais empregadores. Saiba mais em dana.com.

Na América do Sul, tem operações na Argentina, Brasil, Colômbia e Equador que empregam cerca de 5.000 pessoas. Presente há 75 anos no Brasil, tem operações em Gravataí (RS), Campinas, Jundiaí, Limeira e Sorocaba (SP).

No mercado da reposição tem uma história de 75 anos de investimentos no Brasil, com produtos que são sinônimos de qualidade e tradição através das marcas Spicer, Victor Reinz e Albarus.

Saiba mais em www.dana.com.br/aftermarket.

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO