Monroe traz dicas para um atendimento com excelência em oficinas

Juliano Caretta, Supervisor de Treinamento Técnico da marca, destaca oito fatores que devem ser considerados pelos reparadores para garantir a satisfação e fidelidade do consumidor
Monroe traz dicas para um atendimento com excelência em oficinas

Oficinas mecânicas desempenham um papel fundamental na manutenção e reparo de veículos, garantindo a segurança e a eficiência dos automóveis que transitam em nossas ruas e estradas. No Brasil, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), a manutenção de veículos movimenta cerca de R$ 128 bilhões todos os anos. No país, há mais de 100 mil oficinas, sendo que a maioria é de pequeno porte e gera mais de 750 mil empregos diretos e indiretos.

Neste sentido, vale destacar que além da competência técnica, outros fatores podem ajudar na hora de encantar e fidelizar um cliente.  Confira as oito dicas de Juliano Caretta, Supervisor de Treinamento Técnico da DRiV, grupo detentor das marcas Monroe e Monroe Axios, para que as oficinas mecânicas, autocenters e retíficas possam oferecer serviços de alta qualidade e ainda se destacarem no mercado:

1. Diagnóstico Completo e Detalhado

Antes de iniciar qualquer serviço, é essencial realizar um diagnóstico completo e adetalhado da situação do veículo, compartilhando as informações com o cliente. A transparência nessa etapa é fundamental para estabelecer a confiança no relacionamento e garantir a compreensão do que precisa ser feito.

2. Orçamento Justo e Abrangente

Elabore um orçamento que inclua todos os itens necessários para garantir a segurança do consumidor. Desta forma, o cliente tem à sua disposição o custo total do serviço. Isso evita surpresas desagradáveis no momento do pagamento e é a base para estabelecer uma relação de confiança com o cliente.

3. Aceite o Serviço com Condições Ideais

Apenas realiza um serviço se tiver a certeza de que pode atender às expectativas do cliente. Certifique-se de possuir o conhecimento, as ferramentas e os equipamentos adequados para realizar o trabalho com excelência, evitando improvisos que podem comprometer a segurança do veículo.

4. Domine os   Procedimentos

Não faça “gambiarras” ou adaptações. Siga rigorosamente as especificações dos fabricantes e dos componentes instalados. Isso garante a integridade do automóvel e a segurança do cliente.

5. Trabalhe com Marcas de Qualidade

Utilize peças e componentes de marcas reconhecidas no mercado, com garantia de fábrica. A qualidade dos materiais utilizados influencia diretamente no resultado do serviço.

6. Cumprimento de Prazos e Transparência

Respeite os prazos acordados com o cliente e siga o “check-list” de sua oficina. Seja transparente quanto ao tempo necessário para concluir o serviço, evitando promessas vazias e decepções.

7. Teste de Forma Abrangente Antes da Entrega

Antes de devolver o veículo ao cliente, realize testes apurados para garantir que tudo esteja em perfeito funcionamento. “Essa etapa é essencial para a segurança do cliente e a qualidade do serviço prestado”, destaca Caretta.

8. Pós-Venda e Satisfação do Cliente

Não se esqueça do pós-venda. Após a entrega do veículo, entre em contato com o cliente para verificar a sua satisfação com o resultado do serviço. Isso fortalece o relacionamento e possibilita consequentemente a sua fidelização.

Conclusão:

Serviços mal prestados nas oficinas mecânicas podem resultar em retrabalhos, insatisfação do consumidor e prejuízos financeiros. Problemas como acidentes devido às falhas mecânicas podem ocasionar a perda de clientes, e consequentemente, a redução de seu faturamento.

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO