Reposição mostra força real em seminário virtual

Reposição mostra força real em seminário virtual

26ª Seminário da Reposição Automotiva Expo Day 2020, realizado em formato virtual, mostra a força real do mercado brasileiro de reposição e reparação automotiva (Por Robson Breviglieri)

AUDIÊNCIA
1.148 usuários acessaram a plataforma
1.649 visualizações no YouTube das palestras do auditório
2.754 sessões, ou seja, os usuários acessaram o sistema mais de uma vez (Número de sessão por usuário em média 2,40)
11.871 de acessos gerais aos itens disponíveis nos estandes da Expoday

Todo profissional do aftermarket automotivo sabe, por experiência própria, que tanto a reposição de peças quanto a reparação de veículos estão preparadas para atender qualquer demanda exigida pelo mercado, assim que ela aparece. Tem sido assim a cada transformação tecnológica incorporada aos veículos, do freio a lona para o freio a disco, do carburador para a injeção eletrônica, e foi assim na edição 2020 do Seminário da Reposição Automotiva, a 26ª do evento, organizada de forma inédita, virtual. Uma pane tecnológica impediu a realização do evento em dois dias, como previa a programação original, mas nada que uma reposição de peça aqui e uma reparação de componente ali não resolvesse. Programado para acontecer nos dias 17 e 18 de novembro, o evento acabou acontecendo ao longo do dia 18, em mais uma prova prática que a reposição e a reparação têm competência para atender prontamente as demandas que surgem, mesmo as virtuais. No fim, o Seminário foi um sucesso de conteúdo e audiência.

Organizado pelo Grupo Photon com as entidades que compõem o GMA – Grupo de Manutenção Automotiva (Sindipeças – Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores, Andap – Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças, Sicap – Sindicato do Comércio Atacadista, Importador, Exportador e Distribuidor de Peças, Rolamentos, Acessórios e Componentes da Indústria e para Veículos no Estado de São Paulo, Sincopeças-SP – Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos no Estado de São Paulo, e Sindirepa Nacional – Associação dos Sindicatos da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios), esta edição do Seminário teve a coordenação do Sincopeças-SP, presidido por Francisco De La Tôrre.

Tradicionalmente, o evento reúne presencialmente cerca de 500 profissionais das fábricas de autopeças, da distribuição, dos varejos, das oficinas mecânicas, fornecedores, prestadores de serviços e de segmentos afins, trazendo à tona questões cruciais que impactam os negócios do mercado independente de reposição e reparação automotiva. Por conta da pandemia, este ano o Seminário transcorreu no formato virtual, inédito, que ampliou de maneira exponencial a participação de empresários do Brasil e de países que mantêm negócios no mercado brasileiro.

Para o presidente Francisco De La Tôrre, esta edição do Seminário foi desafiadora. “Como tudo nesses tempos que estamos atravessando, enfrentamos esse desafio e as ferramentas digitais atenderam perfeitamente as atuais necessidades impostas pela realidade do afastamento social. Tivemos que repensar nesse novo formato, adaptar o seu conteúdo e principalmente adequá-lo a um cenário que muda todo tempo, mas isso é que nos deu mais motivação para trabalharmos com mais empenho e entregar para o mercado um excelente seminário”.

Em seu entender, o Seminário da Reposição Automotiva já está consolidado e amplamente bem aceito no mercado. “Tanto que realizamos essa 26ª edição e creio que conseguimos entregar algo da envergadura que o evento merece. Abordamos e tratamos de temas atuais e pertinentes que certamente nos ajudarão a ter um olhar mais acurado para o futuro e para qual direção a biruta dos ventos tomará nesses novos tempos”.

Tecnologia e realidade
Com o tema “Sociedade e mercado em transformação: a reposição será indiferente?”, o Seminário abriu sua “janela” às 9h30 do dia 17 de novembro para visitação à Expo Day, feira virtual que contou com a participação da indústria, distribuição e fornecedores de produtos e serviços para o segmento. Por conta do contratempo tecnológico, o evento foi transferido para o dia seguinte e contou com palestra de abertura do presidente do Sincopeças, Francisco De La Tôrre, coordenador do Seminário 2020, que reiterou o desafio de entregar um conteúdo com a envergadura que o evento merece. “Um aspecto interessante é que no seminário tradicional estávamos limitados ao número de cadeiras do auditório. Com esse novo formato, o seminário pode ser visto a qualquer tempo, a qualquer hora, em qualquer parte do mundo. Portanto, as possibilidades de acesso ao seminário são muito maiores e seus conteúdos terão maior penetração, assim como a visualização dos nossos patrocinadores, suas marcas, produtos e serviços”, destacou De La Tôrre.

Em sua apresentação, o presidente do Sindirepa São Paulo e Sindirepa Nacional, Antonio Fiola, comentou que a pandemia trouxe um grande desafio para provar a versatilidade do segmento na administração dos negócios. “Nosso serviço conseguiu ser taxado como essencial e conseguimos provar a essencialidade do nosso setor, mas nossos números foram muito afetados, principalmente nos primeiros três meses de pandemia. Agora já temos que olhar para 2021, sabemos que a indústria automobilística vendeu menos carros e que teremos mais trabalho porque a frota estará mais envelhecida no ano que vem. Isso tudo é muito importante para vislumbrarmos números melhores para nossas empresas”, previu Fiola.

Para o presidente da Andap e CEO do MercadoCar, Rodrigo Carneiro, alguns dos processos de modernidade já estão aí, notadamente a revolução digital. “Mais uma vez a reposição comprovou sua enorme eficiência, oferecendo segurança em ir e vir para o transporte dos bens produzidos para industrialização e para o comércio. Nossa cadeia produtiva deixa uma experiência muito clara de resistência. A indústria, a distribuição, o varejo e a aplicação sempre mostram capacidade de investimento e imediata resposta às necessidades apresentadas pelo mercado. A mudança de mind set (mentalidade) nas relações que envolvem toda a cadeia produtiva e as mudanças de perfil de consumo e comportamento do consumidor nos levam ao desenvolvimento na gestão desta evolução tecnológica. Seremos obrigados e exigidos a investir muito mais em inteligência de mercado para atender este novo ciclo da nossa história econômica e nosso seminário vem contribuir para o melhor entendimento deste mundo e para sairmos mais fortalecidos”, avaliou.

O presidente do Sicap, Alcides Acerbi Neto, disse que o formato virtual ampliou o acesso a um debate qualificado a respeito das principais dificuldades e possibilidades da cadeia automotiva. “Ainda que diversos setores convivam com incertezas em relação aos próximos meses, o mercado de reposição deve atentar-se às oportunidades que aparecerem com os efeitos da crise econômica. Neste momento, a redução de carros novos incentiva consumidores a cuidar com mais carinho de seus veículos usados. O isolamento social evidencia o transporte particular e as viagens rodoviárias trazem resultados positivos para o nosso mercado. Nesse momento difícil, a reposição automotiva demonstra sua força resiliência e coragem frente aos inúmeros desafios”, ressaltou.

O coordenador do GMA, Elias Mufarej, passou uma mensagem de otimismo e reconhecimento à resiliência do setor de autopeças. “Já passamos por grandes crises e dificuldades, mas estamos de pé, esperando dias melhores que virão trazer ao mercado de reposição a sua grande posição com relação ao mercado internacional e nacional. Devemos permanecer unidos e dessa forma buscar soluções que fortaleçam a cadeia e nos deem a possibilidade de acompanhar os novos tempos. Apesar de todas as dificuldades dessa enorme pandemia, vamos superar as expectativas tanto para este ano como para o próximo ano em 2021”, previu.

O presidente do Sindipeças, Dan Ioschpe, comentou que 2020 será lembrado como um ano de enorme aceleração das transformações, em especial nas relações comerciais com o avanço da digitalização e das formas de relacionamento não presencial. “Nesse ambiente desafiador, mas repleto de oportunidades, a reposição automotiva se destaca como uma rota de negócios cada vez mais relevante para o setor automotivo, em especial para os produtores de autopeças do reunidos no Sindipeças. Num ano que esperamos uma queda de 25% no faturamento do setor, pelo segundo trimestre a reposição deverá reduzir bem menos, cerca de 12%, aumentando assim a sua participação nas vendas totais do setor de 14 para cerca de 17%, chegando próximo dos 20 bilhões de reais no ano, valor muito significativo”, contabilizou.

ATENÇÃO: Para assistir ao Seminário desde o início, retorne o cronômetro ao minuto 01:18:12

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO