Registros de inadimplentes aumentam em outubro, diz Boa Vista


Segundo o birô de crédito, a queda na renda e a inflação elevada levam a um maior endividamento das famílias
Registros de inadimplentes aumentam em outubro, diz Boa Vista

Os registros de inadimplentes nos bancos de dados da Boa Vista aumentaram 0,2% em outubro, na comparação com setembro, já com ajuste sazonal. Na comparação com outubro de 2020 o avanço foi mais expressivo, 13%.

Com o resultado do mês passado, a queda nos registros de inadimplentes observada no ano passou de -8,1% para -6,5% e, em 12 meses, de -15,0% para -10,9%.  

Essa tendência de aumento dos inadimplentes, segundo a Boa Vista, “é condizente com o cenário atual, de comprometimento da renda e inflação elevados, sem novas postergações e com auxílios até aqui menos substantivos.”

RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO

No mesmo sentido, o Indicador de Recuperação de Crédito da Boa Vista avançou 5,2% na comparação mensal e 7,1% em relação ao mesmo mês do ano passado.

O resultado do mês contribuiu para desacelerar o indicador na análise acumulada em 12 meses, passando de 1,5% em setembro para um aumento de 1,1% em outubro.

O resultado acumulado no ano acelerou de 3,0% para 3,5%. “Apesar da variação positiva no mês, o cenário atual pesa sobre o orçamento das famílias, impedindo uma melhora sustentável do indicador, num momento em que os juros estão subindo e o endividamento é elevado”, informou a Boa Vista.

Fonte: Diário do Comércio – IMAGEM: Thinkstock

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO