Com olhar 100% voltado para a transformação digital no mercado automotivo, a Mecanizou – plataforma de e-commerce B2B que conecta oficinas mecânicas e revendedoras a fornecedores – tem como objetivo simplificar a rotina dos mecânicos, otimizando tempo e recursos, com informações precisas sobre veículos e peças. Na prática, a startup nascida em 2021, facilita a conexão entre vendedores de peças e oficinas mecânicas por meio de dados e tecnologia, criando uma rede eficiente que beneficia ambas as partes, possibilitando acesso a um amplo estoque e conveniência nas compras.
Fundada por Ian Faria e André Simões, a Mecanizou é referência no mercado de atuação e vem transformando a experiência dos centros de reparos automotivos. Presente em São Paulo e com planos de expansão, em breve, para todo o Brasil, a startup registrou um expressivo crescimento em 2022 e almeja alcançar 2x mais neste ano, além de triplicar em 2024. “Em apenas dois anos de mercado, já conquistamos relevantes resultados, incluindo uma taxa de crescimento mensal de 70% no primeiro ano, cadastro de mais de 800 mil peças disponíveis na plataforma e a conexão com mais de 200 fábricas e 300 estoques diferentes.”, afirma o CEO, Ian Faria.
Em termos de investimento, além de uma captação inicial de US$4 milhões em janeiro de 2022, a empresa somou outros dois em pouco mais de um ano. O mais recente foi no último mês de março, no valor de US$14,5 milhões, liderado pela monashees e com a participação de Alexia Ventures, FJ Labs e Dalus Capital.
A Mecanizou busca conseguir digitalizar o mercado de reposição de autopeças, que está estimado em 200 milhões de códigos de produtos no Brasil, com mais de 120 mil oficinas mecânicas e 40 mil fornecedores, movimentando anualmente R$100 bilhões e com uma expectativa de crescimento de 6,7% no próximo ano. “Chegamos para sanar uma dor que existe há anos neste mercado, possibilitando um acesso assertivo por meio de dados, que nos ajudam a catalogar de forma eficiente cada peça e seus respectivos modelos de carro”, ressalta Faria.
A plataforma dá acesso rápido às peças corretas, englobando um vasto conjunto de fornecedores, o que proporciona uma experiência mais ágil e econômica para mecânicos e vendedores, com entrega em cerca de 55 minutos e as melhores opções de preço. Para o futuro, a empresa quer se tornar uma rede central que conecta toda a cadeia automotiva, incluindo fábricas, montadoras e distribuidores, com a oferta de serviços, ferramentas e créditos financeiros para as oficinas mecânicas locais.
“Nosso compromisso é atender às necessidades dos clientes, tanto das oficinas mecânicas quanto dos fornecedores de peças, por isso, usamos tecnologia avançada a favor da oficina mecânica, gerando oportunidade de encontrar, comparar e comprar qualquer peça com diferentes marcas, preços, e com múltiplos estoques conectados e disponíveis em poucos cliques”, comenta André Simões, CPO da startup.
Sobre a Mecanizou
Fundada em 2020 por Ian Faria e André Simões, a Mecanizou é uma startup que vem transformando o mercado de autopeças, trazendo mais transparência, simplicidade e agilidade, com a digitalização dos serviços. Por meio da tecnologia proprietária e inteligência de dados, a empresa possibilita a conexão entre as oficinas mecânicas e a indústria automotiva, a fim de promover a digitalização do setor e tornar a compra de peças mais fácil, precisa, inteligente, econômica e produtiva. No início de 2023, a startup anunciou rodada de investimentos no valor de US$14,5 milhões (R$76 milhões), liderado pela Monashees, pioneira na indústria de capital de risco no Brasil e na América Latina, o aporte contou também com a participação de Alexia Ventures, FJ Labs e Dalus Capital, e é a segunda rodada em pouco mais de um ano. Em janeiro de 2022, a empresa já havia captado US$ 4 milhões em rodada seed. Mais informações em www.mecanizou.com.