De acordo com o levantamento “Perfil do E-Commerce Brasileiro”, da BigDataCorp, o setor de e-commerce no Brasil apresentou um crescimento forte em relação ao ano anterior. O número de lojas virtuais também aumentou em 17%, chegando a mais de 1,9 milhão. A pesquisa foi realizada em 2024, com base em uma amostra de mais de 20 milhões de sites brasileiros. “A décima edição do ‘Perfil do E-Commerce Brasileiro’ revela que o comércio eletrônico no Brasil segue em alta, mesmo com a retomada das atividades presenciais. A pesquisa também mostra que o e-commerce brasileiro está cada vez mais democrático, atendendo a diferentes públicos e regiões”, afirma Thoran Rodrigues, CEO da BigDataCorp.
Aumento das Pequenas Lojas
Segundo os dados, houve um notável crescimento nas empresas de pequeno porte, com um faturamento anual de até R$ 5 milhões. Esse incremento ocorreu simultaneamente a uma diminuição na proporção de empresas com faturamento mais elevado, que atualmente representam apenas 2,7% do total. Foi percebida também uma redução na integração de canais de venda físicos, uma vez que a parcela de e-commerces com loja física diminuiu para 16,5%, em comparação com aproximadamente 19% em 2022.
Por outro lado, os marketplaces estão ganhando ainda mais relevância. Nos últimos dois anos, houve um aumento de 61% no número de e-commerces presentes em pelo menos um marketplace, elevando a taxa de 14,8% para 23,8%.
Fonte: Novo Varejo