Veja os carros elétricos que serão lançados no Brasil em 2024


Marcas de luxo dominam lista, mas novo modelo da BYD é uma das grandes estreias
Veja os carros elétricos que serão lançados no Brasil em 2024
Volvo EX30 é uma das estreias mais aguardadas do ano

Por Vitor Matsubara

Nunca se vendeu tanto carro elétrico no Brasil. Nada menos que 19,3 mil unidades foram emplacadas de janeiro a dezembro de 2023, recorde absoluto desde o início da comercialização deste tipo de veículo por aqui.

Com isso, todas as atenções se voltam para as novidades eletrificadas que vão desembarcar no país neste ano. Como era de se esperar, as marcas de luxo dominam a lista de lançamentos, mas existem boas novidades a caminho para quem está com a grana mais curta.


VEJA MAIS:
– Veja 10 carros que serão lançados em 2024
– Quais são os carros que devem bombar nas vendas neste ano


Confira a seguir alguns dos lançamentos de carros elétricos para 2024:

BMW i5

Sedã i5 é baseado na nova geração do Série 5

O i5 será um dos 15 lançamentos que a BMW prepara para o mercado brasileiro neste ano. Porém, ainda não se sabe quais serão as versões oferecidas por aqui. Na Alemanha, a versão elétrica do novo Série 5 pode vir com dois motores na configuração M60 xDrive, que entrega 598 cv e torque instantâneo de 83,7 kgfm.

BMW iX2

Mesmo sem ter estreado globalmente, iX2 está confirmado para o Brasil

Apesar de estar confirmado para cá, o iX2 ainda não teve a data de estreia revelada pela BMW. Isso porque a versão elétrica do novo X2 só será lançada em março. Em sua versão mais potente, o SUV cupê é movido por dois motores elétricos que rendem 317 cv e 50,4 kgfm.

BYD Dolphin Mini

Dolphin Mini será o modelo de entrada da BYD por aqui

O Dolphin Mini é uma das estreias mais aguardadas do ano. Conhecido como Seagull nos demais mercados, o modelo desembarca ainda no primeiro semestre para ser o modelo mais barato da BYD no país.

A tendência é que o Dolphin Mini custe pouco mais de R$ 100 mil, fazendo com que ele possa ser o primeiro carro elétrico de muita gente. Apesar das dimensões comedidas (ele tem quase o mesmo tamanho de um Renault Kwid), o veículo tem espaço interno de um hatch compacto como o Hyundai HB20.

Chevrolet Blazer EV

Blazer EV será o primeiro de vários carros elétricos que a GM quer trazer para cá

Apesar de ser uma das maiores defensoras dos carros elétricos, a Chevrolet não tem uma linha muito grande de veículos movidos a eletricidade. Isso começa a mudar com a chegada do Blazer EV – que, diga-se, nada tem a ver com a antiga Blazer lançada por aqui nos anos 90.

A tendência é que a GM importe o SUV na versão SS, equipada com um motor elétrico de 557 cv. Além do desempenho esportivo, o carro tem tração integral e é capaz de rodar até 466 km de acordo com o ciclo de medição utilizado nos Estados Unidos.

Fiat 500e Abarth

500e Abarth tem visual e desempenho diferentes do 500e

O 500e Abarth já estava confirmado para chegar ao Brasil em 2023, mas acabou ficando para este ano. A versão esportiva do 500e (que é comercializado no país desde 2021) usa um motor elétrico de 154 cv e 24 kgfm – bem mais do que os 118 cv e 22,4 kgfm da configuração mais pacata..

O visual mais incrementado inclui para-choques exclusivos, rodas de liga leve maiores e cores vibrantes. 

Kia EV9

EV9 será o primeiro carro elétrico vendido pela Kia no país

O Kia EV9 é outra estreia confirmada para o mercado brasileiro em 2024. O SUV elétrico tem espaço para até sete passageiros graças às dimensões generosas: são 5,01 metros de comprimento, 1,78 metro de altura, 1,98 metro de largura e 3,10 metros de distância entre- eixos.

Lá fora, o EV9 é oferecido em três motorizações. A mais potente delas equipa a versão GT Line, que possui 247 cv e 35,7 kgfm de torque instantâneo. Ao que tudo indica, o EV9 deve ganhar a companhia do EV6, que deveria ter estreado em 2023.

Porsche Macan

Novo Macan deve ser lançado no Brasil ainda em 2024

A nova geração do Macan é o segundo carro elétrico da Porsche – o primeiro foi o Taycan. O veículo será construído sob a plataforma PPE (de Premium Platform Electric), que foi desenvolvida em conjunto com a Audi. A base permite uma grande variedade de produtos com tração traseira ou integral e diferentes motorizações.

Duas versões foram apresentadas na estreia mundial: o Macan 4 tem 408 cv e o Macan Turbo chega aos 639 cv, enquanto o torque é de 66,2 kgfm e 115,2 kgfm, respectivamente. Segundo dados divulgados pela Porsche, o Macan 4 acelera de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos e o Macan Turbo leva apenas 3,3 segundos. As velocidade máximas são de 220 km/h e 260 km/h, respectivamente.

Por aqui, o novo SUV deve entrar em fase de pré-venda no primeiro trimestre de 2024, com as primeiras entregas previstas ainda para este ano. Preços e especificações serão anunciados futuramente. A atual geração do Macan, que tem motores a combustão, não será descontinuada com a chegada do novo modelo.

Volvo EX30

SUV EX30 promete ser o carro-chefe da Volvo no Brasil

O EX30 foi uma das sensações de 2023, mas só começa a ser vendido este ano. O menor dos modelos da Volvo também será o carro elétrico mais barato da marca no país. Na pré-venda, o SUV foi comercializado por competitivos R$ 219.900. 

Inicialmente, o modelo será comercializado em três versões de acabamento e duas variações da motorização de 272 cv e 35 kgfm. As diferenças estão no tempo de aceleração de 0 a 100 km/h (5,7 segundos e 5,3 segundos) e na autonomia, que varia de 250 km a 338 km. Em um segundo momento, o EX30 será vendido na variante Twin Motor, que terá 428 cv e 55,7 kgfm de torque.

Volvo EX90

Com espaço para sete pessoas, EX90 é lotado de tecnologias

O maior carro elétrico da Volvo deveria ter a pré-venda iniciada no Brasil no fim de 2023, com lançamento previsto para meados deste ano. Porém, o cronograma foi adiado por conta da complexidade do desenvolvimento do sistema de LiDar. Se tudo correr bem, o SUV elétrico estreia por aqui ainda em 2024.

Em sua versão mais completa, o EX90 é movido por dois motores elétricos. A potência combinada é de 517 cv, enquanto o torque chega a 92,8 kgfm.

Fonte: Automotive Business

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO