O balanço das vendas divulgado esta semana pela Abraciclo mostra crescimento da participação da categoria Street, que abrange os modelos de uso urbano, de 45,3% para 49,1% no mercado brasileiro de motos em um ano. Do total dos 120,8 mil emplacamentos de junho, 59,4 mil foram relativas a esses modelos. No mesmo mês do ano passado, foram 48,4 mil licenciamentos.
Em contrapartida, a categoria Trail, de uso misto, teve participação reduzida de 23,2% para 20% no mesmo comparativo, com, respectivamente, 24,7 mil e 242,2 mil negócios. O crescimento maior das vendas de motos de baixa cilindrada para uso nas cidades reflete o aumento dos serviços de entrega (delivery) e também a migração do consumidor para o veículo duas rodas, em detrimento do automóvel, em função dos elevados aumentos nos preços dos combustíveis.
Conforme revelado pelo presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, na terça-feira, 12, as filas de espera concentram-se atualmente nas motos de baixa cilindrada, que têm prazo médio de 30 para serem entregues após solicitadas pelos clientes. “No caso das motocicletas premium e de uso misto, o estoque nas concessionárias já foi normalizado”, informou o executivo, lembrando que a exceção nos dois casos refere-se às entregas de consórcio, que estão levando de 40 a 50 dias.
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No levantamento relativo a motos de até 160 cc, independentemente da categoria, a Abracilco revela venda de 100.499 unidades no mês passado, o equivalente a 83,1% do mercado. Os modelos de 161 a 449 cilindradas tiveram 16.275 unidades emplacadas (fatia de 13,5%), enquanto as motocicletas acima de 450 cilindradas registraram 4.067 emplacamentos (3,4%).
Mercado por região
Segundo a Abraciclo, a região Norte registrou o maior crescimento porcentual no volume de licenciamentos de motocicletas no primeiro semestre deste ano, com 76.798 emplacamentos, 40,7% a mais do que no mesmo período do ano passado (54.587 motocicletas).
Em números absolutos, a liderança no ranking de vendas é da região Sudeste (245.434 licenciamentos e 38,6% do total do mercado). Na sequência, ficaram Nordeste (189.530 unidades e 29,8% do mercado), Norte (76.798 motocicletas e 12,0%), Sul (63.657 unidades e 10%) e Centro Oeste (61.146 motocicletas e 9,6%).
EMPLACAMENTOS DE MOTOCICLETAS | ||||||||
JUNHO 2021 | MAIO 2022 | JUNHO 2022 | ||||||
CATEGORIA | A | PARTICIPAÇÃO | B | PARTICIPAÇÃO | C | PARTICIPAÇÃO | C/A | C/B |
STREET | 48.365 | 45,3% | 66.471 | 49,8% | 59.364 | 49,1% | 22,7% | -10,7% |
TRAIL | 24.748 | 23,2% | 25.019 | 18,8% | 24.213 | 20,0% | -2,2% | -3,2% |
MOTONETA | 15.962 | 15,0% | 20.433 | 15,3% | 18.169 | 15,0% | 13,8% | -11,1% |
SCOOTER | 9.911 | 9,3% | 11.001 | 8,2% | 9.471 | 7,9% | -4,4% | -13,9% |
NAKED | 2.708 | 2,6% | 3.530 | 2,6% | 3.449 | 2,9% | 27,4% | -2,3% |
CICLOMOTOR | 1.308 | 1,2% | 2.597 | 1,9% | 2.085 | 1,7% | 59,4% | -19,7% |
BIG TRAIL | 2.389 | 2,2% | 2.361 | 1,8% | 2.400 | 2,0% | 0,5% | 1,7% |
CUSTOM | 498 | 0,5% | 1.148 | 0,9% | 904 | 0,7% | 81,5% | -21,3% |
SPORT | 578 | 0,5% | 606 | 0,5% | 587 | 0,5% | 1,6% | -3,1% |
TRICICLO | 106 | 0,1% | 104 | 0,1% | 122 | 0,1% | 15,1% | 17,3% |
TOURING | 107 | 74 | 0,1% | 77 | 0,1% | -28,0% | 4,1% | |
TOTAL | 106.680 | – | 133.344 | – | 120.841 | – | 13,3% | -9,4% |
Fonte: AutoIndústria – Foto: Divulgação/Honda