Niterra lança linha de sensores ABS com a marca NTK

Novos componentes expandem portfólio da companhia, que destaca a importância e o funcionamento do item
Niterra lança linha de sensores ABS com a marca NTK

A Niterra, multinacional japonesa detentora das marcas NGK e NTK e especialista em componentes para sistemas de ignição, anuncia a ampliação do seu portfólio de sensores com o lançamento da nova linha de sensores ABS (Anti-lock Brake System) da NTK.

O sensor ABS impede o travamento das rodas do veículo, permitindo o controle direcional do carro. “Ao efetuar uma curva, há diferença entre as velocidades das rodas. Quando aplicamos o freio em um veículo no momento da curva ocorre a transferência de carga para o eixo dianteiro e a frente do carro tende a baixar”, diz Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra do Brasil.

De acordo com Mori, se houver o travamento de uma das rodas, existe uma tendência de o veículo seguir em frente e não fazer a curva. “O ABS irá atuar na roda que está travando e liberar a pressão de freio. Dessa forma, o automóvel poderá manter o controle direcional e realizar a curva ou desviar de um obstáculo tranquilamente.”

Mori explica que há dois tipos de sensores ABS:

  • Indutivos: ao variar a distância entre uma coroa dentada e o imã permanente do sensor é gerado um sinal elétrico do tipo onda senoidal (verificada com equipamento de scanner ou osciloscópio). Esses sensores não necessitam de alimentação e sua resistência pode ser verificada por um multímetro;
     
  • Hall: o sinal é gerado por meio de uma variação de fluxo magnético no elemento sensor. Sua onda é do tipo quadrada (também verificada com equipamento de scanner ou osciloscópio). Esses sensores precisam de uma alimentação externa, que pode ser de 5 ou 12 volts. Nos veículos mais modernos, a coroa magnética está instalada nos rolamentos da roda, que possuem lado de montagem.

Segundo Mori, caso ocorra um problema no sensor, o sistema é desabilitado e o freio passa a não contar mais com a ajuda eletrônica – o que pode levar ao travamento das rodas. “O sensor tem um auto-check que verifica o status de funcionamento do sistema. Diante de qualquer contratempo, a luz indicadora de mau funcionamento acenderá no painel. Nesse caso, é fundamental evitar utilizar o veículo e levá-lo para manutenção urgentemente.”

Sobre a Niterra

Fundada em 1936, em Nagoya, no Japão, a Niterra é a maior fabricante e especialista mundial em velas de ignição, com forte presença em todos os continentes. No Brasil, a empresa atua há mais de 60 anos, conta com aproximadamente 1.300 funcionários e tem uma fábrica com 625 mil m2 em Mogi das Cruzes, SP. A empresa – detentora das marcas NGK e NTK – disponibiliza em seu site dezenas de opções de cursos online para mecânicos e aplicadores de produtos. Para mais informações, acesse: Link.

Assessoria de Imprensa
Gabrielle Pepato (Consultora de Comunicação) – (11) 9 94164-1004
Fabiano Oliveira (Gerente de Comunicação) – (11) 9 9287-5957

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO