Não há mais tempo para apostar contra a digitalização

Nesse contexto de mudanças – inovações e busca por produtividade – não é mais possível que tomadores de decisão do segmento automotivo continuem a apostar fichas contra uma realidade que, cada vez mais, está presente no dia-dia dos consumidores e dos negócios
Não há mais tempo para apostar contra a digitalização

A digitalização no comercio varejista é uma realidade cada vez mais comum na região. Em maio de 2022, a rede de supermercados Enxuto implementou o primeiro carrinho de compras inteligente da América Latina, na unidade de Campinas (SP). A inovação foi desenvolvida pelo mercado em parceria com a Nextop, que projetou um modelo de carrinho diferente do que feito pela empresa americana Amazon, utilizando conceitos de veículos autônomos no processo.

Os modelos são equipados com tela touch screen, leitores de código de barras e máquina de cartão, permitindo ao consumidor fazer todo o processo de checkout e pagamento no próprio carrinho. O que parecia apenas uma boa iniciativa de marketing do grupo sediado no interior de São Paulo, virou febre na unidade, que curiosamente, possui forte retenção do público da terceira idade. E, devido ao sucesso, o piloto desenvolvido em Campinas logo tomará as lojas da rede localizadas nas cidades vizinhas, como Cosmópolis, Limeira, Piracicaba e Rio Claro.

Ainda em meados de julho de 2022, a empresa francesa Decathlon, líder global em artigos esportivos, com mais de 1.500 lojas em 70 países distintos, removeu 100% dos caixas humanos em sua loja localizada no Parque Dom Pedro Shopping, 4º maior shopping da América Latina, localizado em Campinas (SP), deixando como única alternativa aos clientes da loja o autoatendimento, oferecendo profissionais treinados para orientação dos consumidores no checkout das compras. Neste momento, os colegas do mercado de reposição de autopeças devem estar se perguntando: “o que os exemplos de uma multinacional francesa do segmento de esportes ou de uma rede de supermercados do interior de São Paulo têm a ver com o meu negócio?”. A resposta parece simples, apesar de sua natural complexidade: o mercado varejista tem mudado, e mais rápido do que qualquer especialista foi capaz de prever antes da pandemia.

Apesar dos exemplos utilizados serem de ações um tanto quanto “caricatas” e de fora do segmento da reposição automotiva, não é difícil encontrar projetos de sucesso do próprio segmento de reposição que deixam explícitos o tamanho e a velocidade das transformações que estamos vivendo. Em novembro de 2021, a Rede PitStop lançou seu marketplace B2B e B2C, com mais de 150 pontos de pick-up (pontos de entrega) e 400.000 SKUs a disposição de oficinas e consumidores finais do segmento.

Enquanto os agentes tradicionais do segmento se movimentam para manterem sua projeção e liderança no setor, empresas inovadoras como o Peça.Aí, fundada em setembro de 2022 pelo ex CEO da Netshoes, Marcio Kumruiam, buscam seu espaço em um cenário cada vez mais competitivo. A startup do ex Netshoes promete reduzir em 98% os índices de devolução aferidos no e-commerce automotivo e já conta com uma equipe de hunters com mais de 10 promotores na grande São Paulo, atendendo mais de 600 oficinas diariamente. Essas e centenas de outras iniciativas somam-se às buscas quase que incansáveis por mais produtividade e eficiência no mercado de reposição de autopeças, que sofre diariamente com a falta de padronização, digitalização e baixa produtividade.

Em 2022, a Fraga Inteligência Automotiva participou diretamente em mais de 70 projetos de digitalização do segmento, desenvolvendo soluções inovadoras aos agentes comerciais, sobretudo varejistas e distribuidores do setor, além de oficinas mecânicas, através de nossa parceria com o Sindirepa Brasil e Fabricantes de Autopeças. Entre os dias 16/10/2022 até 17/11/2022 exatas 997.191 pesquisas por produtos foram realizadas nas plataformas de vendas gerenciadas pela Fraga. No acumulado do ano mais de 5.9 milhões de produtos foram pesquisados em nossas ferramentas, em números redondos, é possível afirmar que 14% dos condutores brasileiros repararam seus veículos em empresas que possuem os serviços de catalogação fornecidos pela Fraga Inteligência Automotiva.

O que chama atenção, para além dos números expressivos de pesquisas, são as altas taxas de crescimento apresentadas por elas, dia após dia. Ainda levando em consideração, que apenas uma fração das pesquisas podem ser monitoradas por nossa equipe de especialistas. Em seu estudo denominado “Why digital strategies fail” (porque as estratégias digitais falham), a consultoria McKinsey, apresentou que apenas 8% dos empresários acreditam que seus modelos de negócio se manterão economicamente viáveis, através da digitalização. No mesmo estudo, a consultoria alerta que a velocidade apresentada pela disruptura digital, fará com que as empresas que não se digitalizarem se tornem negócios de “nicho”.

Nesse contexto de mudanças – inovações e busca por produtividade – não é mais possível que tomadores de decisão do segmento continuem a apostar fichas contra uma realidade que, cada vez mais, está presente no dia-dia dos consumidores e dos negócios. Mesmo que alguns conceitos de digitalização e suas potencialidades possam se mostrar turvas, os agentes comerciais do segmento podem contar com inúmeras soluções de mercado possíveis de esclarecer, acelerar e ajudá-los nesta jornada necessária.

Desde parceiros de longa data, como a Fraga, até multinacionais que atuam no mercado nacional. Afinal, os tempos atuais exigem ações cada vez mais assertivas e que o cliente seja sempre colocado onde ele merece, no centro das decisões estratégicas das companhias.

Por Fraga Inteligência Automotiva

Fonte: Novo Varejo

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO