Marelli Cofap lança linha de pastilhas e patins de freios para motocicletas


Pastilhas e patins têm a função de desacelerar e parar a motocicleta através do atrito entre esses componentes e os discos e os tambores
Marelli Cofap lança linha de pastilhas e patins de freios para motocicletas

A Magneti Marelli Cofap Aftermarket, líder no mercado reparador do Brasil, graças, principalmente, aos amortecedores Cofap, também se posiciona como uma das principais empresas a fornecer componentes para motocicletas, com mais de 20 famílias de produtos. Com o objetivo de ampliar esse número, a empresa entra no segmento de freios para motocicletas, com o lançamento de 51 códigos de pastilhas e patins com a marca Cofap.

As pastilhas e os patins de freio têm a função de desacelerar e parar a motocicleta através do atrito entre esses componentes e os discos e os tambores de freio, respectivamente. A pastilha de freio é composta por uma base metálica (plaqueta) que recebe o material de atrito, o qual é produzido sob calor e pressão. De acordo com a composição desse material, as pastilhas são classificadas em: orgânicas, semimetálicas e metálicas. Os patins contam com uma lona de freio colada numa superfície metálica de formato semicircular que acompanha a geometria do tambor, cuja parte interna sofre o atrito com os patins quando o freio é acionado.

É importante ressaltar que a maioria das motocicletas de baixa cilindrada é equipada com discos/pastilhas na roda dianteira e patins/tambor na traseira, enquanto os modelos de média e alta cilindrada costumam vir com pastilhas/discos nas duas rodas.

As pastilhas e os patins de freio Cofap atendem aos modelos das montadoras BMW, Dafra, Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha e garantem cerca de 80% de cobertura de frota. As duas linhas contarão com lançamentos constantes, acompanhando todas as movimentações da indústria brasileira de veículos duas rodas.

Cuidados com os componentes

As pastilhas e os patins de freio são fundamentais para garantir a segurança do motociclista. Decorrente do uso para o qual são destinados, esses componentes sofrem desgaste intenso e, se não são substituídos ao fim de sua vida útil, podem comprometer o seu funcionamento e a segurança do condutor e passageiros. O principal sinal de alerta são os ruídos metálicos vindos das rodas. Caso isso aconteça, é recomendado procurar uma oficina de confiança.

Confira algumas dicas da Cofap para preservar e garantir uma maior vida útil às peças:

– Verifique e ajuste a folga dos manetes e dos pedais, seguindo as recomendações do manual do proprietário;

– Caso a motocicleta seja equipada com freio dianteiro a tambor, observe se o cabo de acionamento necessita de lubrificação ou troca;

– Ainda no caso de freios a tambor, confira a regulagem dos freios próxima ao cubo das rodas;

– Regule a altura do manete conforme a preferência de quem vai pilotar – há motocicletas que permitem isso;

– Verifique o nível de fluido de freio em motocicletas com freio a disco;

– Coloque a motocicleta no cavalete central (se possível) e gire as rodas para conferir se há algum empenamento nos discos;

– Freios com acionamento “borrachudo” podem ser reparados. Muitas vezes, é possível fazer isso com a sangria do sistema de fluido de freio.

Referência no mercado de reposição

A Marelli Cofap Aftermarket – responsável pelos produtos destinados aos segmentos leve, pesado a de duas rodas com as marcas Cofap e Magneti Marelli – oferece ao mercado mais de 70 famílias de autopeças e motopeças.

A empresa é pioneira no conceito de marketing de serviços no pós-venda e possui uma equipe promocional própria, com técnicos e promotores experientes e altamente capacitados para atender todos os elos da cadeia de distribuição do setor de reposição: Distribuidor, Revendedor, Aplicador e Consumidor Final.

Os lançamentos podem ser encontrados no catálogo eletrônico disponível para celulares IOS e Android e no site www.mmcofap.com.br. Mais informações e esclarecimentos de dúvidas sobre os produtos Cofap podem ser obtidos através do atendimento ao consumidor 0800-0194054.

Fonte: Balcão Automotivo

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO