Ford Transit Furgão traz conectividade e segurança por R$ 239.900
Comercial leve será vendida em duas versões e inclui aplicativo que fornece informações para frotistas (Por Vitor Matsubara)
A Ford aproveitou o processo de reestruturação no Brasil (que incluiu o fechamento de fábricas e o fim da produção nacional) para mudar sua divisão de veículos comerciais.
Foi a deixa para a volta da Transit ao mercado brasileiro no fim de 2021. Após a chegada da versão para passageiros (chamada de Minibus), chegou a vez da Transit Furgão estrear por aqui. A van é trazida do Uruguai, onde é montada no regime CKD (no qual as peças são importadas e o veículo é montado por lá), em duas versões.
A configuração L2H3 está à venda por R$ 239.900 e tem capacidade volumétrica de 10,7 m3, além de suportar 1.222 kg de carga. Já a versão L3H3 sai por R$ 245.900 e possui uma área volumétrica um pouco maior (12,4 m3), mas transporta menos carga (1.181 kg).
Ambas são movidas pelo mesmo motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 39,7 kgfm que impulsiona a versão Minibus, bem como a transmissão manual de seis marchas. Detalhe importante é que a Transit pode ser conduzida por qualquer motorista com carteira de habilitação do tipo B, a mesma exigida para dirigir um automóvel de passeio.
Itens exclusivos
A lista de equipamentos de série é um destaque da Transit Furgão. Há itens como controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, controle de torque em curvas, sistema de estabilização de ventos laterais, acionamento de luzes de emergência em frenagens bruscas e controle eletrônico anticapotamento.
Ambas as versões vêm com ar-condicionado, direção com assistência elétrica, vidros elétricos, travamento central das portas, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, volante multifuncional e tela de TFT de 2,3 polegadas no painel de instrumentos.
A Transit se destaca por ser a única da categoria com o sistema start-stop. Além disso, a van oferece ainda a central multimídia Sync Move, que inclui tela tátil de oito polegadas com suporte a Android Auto e Apple CarPlay, duas entradas USB e duas tomadas de 12 volts e conexão Bluetooth. Quem quiser pode acessar uma loja para baixar aplicativos como o Waze.
A Ford oferece garantia de um ano ou 100 mil quilômetros rodados. Já as revisões acontecem em intervalos de 20 mil quilômetros.
Bom para frotistas
Durante a apresentação do modelo, a Ford ressaltou que a conectividade é uma das maiores qualidades da Transit Furgão. Isso porque o carro tem um modem embarcado para integração com sistemas eletrônicos. Na prática, isso permite que o proprietário acesse uma série de dados a respeito do veículo pelo aplicativo FordPass.
Dá para consultar relatórios mensais com indicadores para frotistas, médias de consumo (mensal e geral), nível de Arla 32, distâncias percorridas a cada mês e até a localização do veículo em tempo real.
A Ford também oferece o agendamento online de serviços de manutenção e consulta de alertas relacionados ao estado do veículo. A fabricante diz que o sistema inclui até três mil avisos de falha, sendo que, nos casos mais graves, uma central de atendimento entra em contato com o proprietário para alertá-lo e até agendar o eventual reparo.
Sem rede própria
A Transit Furgão será vendida na rede de concessionárias Ford, que hoje conta com 100 pontos de venda. Ao contrário do que fazem as concorrentes Mercedes-Benz e Renault, não haverá revendas dedicadas aos veículos comerciais (como faz a Mercedes) e nem concessionárias com áreas específicas para atendimento de frotistas (caso da Renault).
Mesmo assim, a Ford se diz pronta para atender este tipo de público.
“Nossa rede está treinada para atender pequenos, médios e grandes frotistas. Todos os pontos de venda contam com todo o ferramental necessário e conhecimento para atender o consumidor”, assegurou Matias Guimil, gerente de estratégia e produto da Ford América do Sul.
Ao menos por enquanto, a fabricante negou o lançamento de uma Transit do tipo chassi-cabine, configuração já oferecida pela concorrentes supracitadas.
Por fim, o vice-presidente da Ford, Rogélio Golfarb, não descartou uma eventual eletrificação da gama de veículos comerciais no futuro.
“Ainda estamos estudando (uma possível eletrificação dos modelos). É impossível não fazê-lo com um tema como esse”, concluiu.
Fonte: Automotive Business