A Mercedes-Benz e a Grunner apresentaram durante a Agrishow, feira de tecnologia agrícola que terminou em 29 de abril, o resultado obtido no desenvolvimento do Axor 3131 autônomo, que subiu um degrau na capacidade de se autoguiar, sem intervenção humana.
Com promessa de reduzir em 40% o consumo de combustível e alcançar velocidade 50% maior em comparação com tratores na colheita da cana de açúcar, o modelo deve ter 350 unidades vendidas em 2022. Essa é a estimativa da fabricante, que já negociou 139 unidades no primeiro trimestre do ano.
Com isso, desse as primeiras entregas da versão de lançamento do modelo, em 2019, já foram vendidos 580 unidades do Axor 3131 com direção autônoma no Brasil.
Desenvolvimento conjunto
Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing de caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, esclarece que, o Axor 3131 com direção autônoma é a união perfeita do conhecimento agrícola da Grunner com a expertise da Mercedes-Benz em caminhões fora de estrada. “Em conjunto, desenvolvemos um produto de excelente desempenho, economia e produtividade no transbordo de cana picada e em outras aplicações”, garante.
“Em comparação com os tratores, o uso do Axor 3131 com direção autônoma na colheita de cana assegura menor tempo e maior agilidade nas manobras, mais conforto para o motorista, mais eficiência em estradas irregulares, com maior estabilidade e menor impacto ambiental pela redução do consumo de combustível”, completa Leoncini.
Oferecido nas versões 8×4 e 6×4, com várias capacidades de carga, o extrapesado Axor 3131 é o primeiro Mercedes-Benz com direção autônoma a ser utilizado numa operação diária regular no Brasil. Lançado há pouco mais de três anos, esse modelo fora de estrada é capaz de operar 24 horas por dia na colheita da cana-de-açúcar.
Scania vai começar a vender autônomos em novembro
Enquanto a Mercedes-Benz celebra os três primeiros anos desde o lançamento de sua primeira versão da tecnologia autônoma para o mercado, a Scania também aproveitou a Agrishow para mostrar seu caminhão autônomo P280 8×4.
“Este veículo é vocacionado para o serviço de transbordo da cana e ajuda a reduzir possíveis perdas no processo de colheita. A automação é nível 2, ou seja, necessita da interação do motorista para realizar acelerações, frenagens e manobras”, diz Paulo Genezini, gerente de pré-vendas da Scania.
“O veículo é completo, tem pneus de alta flutuação (mais largos) para não compactar a lavoura e utiliza a automação com georreferenciamento que, recebendo sinais do satélite, operará no trajeto desejado sem a intervenção do motorista ao volante.”, comenta.
A companhiavai começar a vender a novidade já em novembro de 2022.
Volvo: desenvolvimento sem continuidade
A Iveco não tem projeto de caminhão autônomo no Brasil.
Já a Volvo foi pioneira no tema e. ainda em 2017, apresentou uma solução projetada para eliminar a perda de produtividade provocada pelo pisoteamento de brotos pelo caminhão na colheita da cana. O VM autônomo foi desenvolvido e testado nas lavouras da Usina Santa Terezinha, com sede em Maringá (PR). O caminhão roda nas linhas da plantação, explicou a Volvo, sem passar por cima das soqueiras e indicando uma precisão de 2,5 cm na rota.
O caminhão VM autônomo foi desenvolvido pelos engenheiros da Volvo no complexo industrial da empresa em Curitiba (PR) em colaboração com profissionais da marca na Suécia e com os técnicos da Usina Santa Terezinha. Apesar dos bons resultados obtidos, a experiência não evoluiu e não foram anotados novos negócios do gênero.