Volkswagen e BP vão instalar 8 mil carregadores para carros elétricos


Parceria, que vai até 2024 na Europa, usará o modelo Flexpole, que não exige rede de alta voltagem (Por Victor Bianchin, AB)
Volkswagen e BP vão instalar 8 mil carregadores para carros elétricos

A Volkswagen anunciou uma parceria com a BP, empresa britânica de petróleo e gás, com o objetivo de construir uma rede de estações de recarga para carros elétricos em toda a Europa. Os primeiros 4 mil pontos serão instalados em lojas da BP na Alemanha e Reino Unido nos próximos 24 meses. O plano é ter um total de 8 mil carregadores nesses e em outros países até o fim de 2024.

A parceria foi anunciada com a inauguração do primeiro ponto de recarga na cidade de Dusseldorf, na Alemanha (foto acima). Esse e as outras unidades serão do modelo Flexpole 150 kW da Volkswagen, o qual a montadora afirma que consegue fornecer 160 km de autonomia em 10 minutos de recarga, dependendo do modelo do veículo elétrico.

Esse modelo de carregador também traz o diferencial de ter baterias integradas. Isso significa que é possível conectar esses aparelhos a redes de baixa voltagem para carregar as baterias, das quais a energia é depois puxada para abastecer os carros. Dessa forma, não é necessária a construção de uma rede de alta voltagem e nem de subestações para abastecer esses pontos, o que diminui drasticamente os custos e o tempo de instalação. 

Descarbonização de toda a cadeia

As localidades dos novos carregadores serão adicionadas aos sistemas de navegação dos automóveis Volkswagen, Seat e Skoda, e também ao app Elli, da Volkswagen, que traz informações sobre pontos de recarga. 

“Investir em tudo, de softwares a baterias e métodos de recarga, é parte da nossa estratégia. A descarbonização da economia da Europa requer colaboração próxima por e entre fronteiras e setores”, afirmou em nota Herbert Diess, CEO da Volkswagen. “Junto à BP, iremos trazer milhares de estações de recarga rápida dentro de um período muito curto. A expansão rápida da rede é crucial agora”, afirmou Thomas Schmall, membro do conselho administrativo da montadora e ex-presidente da marca no Brasil. 

Fonte: Automotive Business

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO