Conheça o funcionamento dos tipos de suspensão de caminhão


Cada modelo possui arquiteturas distintas que interferem na forma de atuação
Conheça o funcionamento dos tipos de suspensão de caminhão

O sistema de suspensão conta com diversos componentes que tornam o veículo não só mais confortável, mas também mais seguro. Por isso, é importante conhecer as peças que o compõe e saber sobre a importância da manutenção desse sistema. “Formada por um conjunto de peças que liga o chassi às rodas, a suspensão tem a função de garantir o contato dos pneus com o solo, estabilizar os impactos sofridos pelas rodas, proporcionando conforto e segurança ao veículo”, comenta Edson Vieira, técnico da Nakata. Instaladas em cada um dos eixos do veículo, as suspensões apresentam arquitetura diferenciadas se dividem entre independente ou dependente.

Na suspensão dependente de um caminhão ou ônibus, há um eixo rígido transversal e dois feixes de mola. “Qualquer movimento de um dos lados da suspensão interfere no outro, por isso se chama dependente”, diz. Já no modelo independente, a ligação é feita através de braços e buchas e o feixe de molas é substituído por uma bolsa pneumática. Neste caso, o movimento de uma das rodas não tem relação com o outro lado, diminuindo o peso do veículo e melhorando o conforto do usuário.

Outro componente importante na suspensão dos pesados é a barra estabilizadora, responsável por ligar a roda com a carroceria do veículo, e com a função de minimizar as tendências de inclinação da carroceria mantendo o alinhamento em curvas ou irregularidades das vias. Há também os amortecedores, que controlam os movimentos indesejados das molas e mantêm o contato dos pneus com o solo.

Para evitar paradas inesperadas ou acidentes, a recomendação é checar periodicamente todos os itens da suspensão e ficar atento aos sinais de comprometimento das peças, como ruídos ao transitar por lombadas e pisos irregulares, balanço excessivo em arrancadas e frenagens.

Para conferir esta e outras dicas de manutenção, basta acessar o canal da Nakata no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=Qr552ssTS1M).

Sobre a Nakata Automotiva – Há mais de 65 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios, pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

A empresa atende o mercado nacional e exportação. Fazendo parte da Fras-le que fornece materiais de fricção originais para 95% das montadoras de veículos pesados e semipesados, além de ser líder no mercado de reposição e comercializar seus produtos em 120 países, a Nakata fortalece ainda mais a sua presença no mercado.

Para baixar imagens, basta acessar http://versoassessoriadeimprensa.com.br/funcionamento-dos-tipos-de-suspensao-de-caminhao/

Mais informações
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475
versocomunicacao@uol.com.br
Solange Suzigan
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000/ 99905-7008

www.versoassessoriadeimprensa.com.br
https://www.facebook.com/verso.assessoria

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO