Awto chega ao mercado nacional de veículos compartilhados

Apresentada no #ABX22, plataforma vai oferecer em São Paulo aluguel de SUVs, sedãs, utilitários e scooters elétricas com possibilidade de retirada em um ponto e devolução em outro
Awto chega ao mercado nacional de veículos compartilhados
Leonardo Bieberbach, CEO da Awto, apresentou o negócio da empresa pela primeira vez no #ABX22

A Awto, plataforma de mobilidade compartilhada do grupo Kaufmann, investirá cerca de R$ 30 milhões para iniciar suas atividades no Brasil. A empresa fundada no Chile se apresentou ao mercado brasileiro pela primeira vez durante a participação do CEO Leonardo Bieberbach em um debate sobre compartilhamento de veículos no #ABX22 – Automotive Business Experience, realizado no dia 8 de setembro e, em breve, disponível on-line.

Segundo a companhia, inicialmente serão disponibilizados 200 veículos na cidade de São Paulo, entre SUVs, sedans, utilitários e scooters elétricas. A previsão é de que a frota chegue a 350 unidades até o início de 2023. Bieberbach explica que a capital paulista foi escolhida para o começo das operações da Awto por reunir as características socioeconômicas e culturais ideais para o negócio.

“É o centro financeiro do país e boa parte da população já está acostumada com o modelo de pagar para usar algum meio de transporte para fazer trajetos curtos usando tecnologia, como ocorreu no passado com patinetes e bicicletas”, afirma o CEO.

Clientes poderão retirar o veículo em um ponto e devolvê-lo em outro

O diferencial da estreia da empresa no Brasil é a possibilidade de os clientes retirarem o veículo em um ponto da cidade e devolvê-lo em outro. O usuário também poderá mudar de carro ou scooter de acordo com as necessidades específicas ao longo do deslocamento.

“Não ter que devolvê-lo num mesmo lugar significa, por exemplo, poder ir ao trabalho de scooter para economizar tempo e voltar em um carro, ou vice-versa”, detalha Bieberbach. “Este modelo faz com que cada real gasto com um de nossos veículos vá muito mais longe, já que os usuários não precisam ficar com os veículos enquanto estão parados”, acrescenta o CEO.

Primeiros usuários do serviço de compartilhamento serão convidados

Em São Paulo, os primeiros usuários do serviço de compartilhamento da Awto serão cadastrados após o recebimento de convites. O aluguel dos veículos será ofertado ao público em geral a partir de dezembro por meio de um aplicativo.

“Nós vamos operar sob diferentes formatos, sob demanda, ou seja, minutos livres e pacotes pré-pagos de créditos com descontos progressivos para os usuários que confiam na Awto como um meio de transporte recorrente”, adianta Bieberbach.

Awto atraiu investimentos de grandes empresas

Desde sua fundação em 2016, a Awto investiu mais de R$ 60 milhões no Chile e atualmente possui cerca de 200 mil usuários e 400 estações espalhadas pelos centros de Santiago e Viña del Mar. A operação lucrativa da empresa tem atraído diversos investidores como o Kaufmann Group, maior distribuidor Daimler na América Latina, a montadora Kia e a companhia suíça de seguros Zurich.

Para o futuro, a plataforma de mobilidade compartilhada planeja se tornar um hub com um mix amplo de veículos, serviços e soluções para melhorar o deslocamento das pessoas.

Fonte: Automotive Business

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO