Câmara aprova dispensa de autorização prévia para modificações de veículos

Texto mantém a obrigatoriedade da inspeção de segurança veicular quando alteradas as características para que se evitem acidentes que já causaram mortes no país
Câmara aprova dispensa de autorização prévia para modificações de veículos

A Comissão de Constituição e Justiça de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados aprovou no dia 30 de agosto a proposta que dispensa autorização prévia para alterações nas características de veículos de fábrica, mas manteve a obrigatoriedade da inspeção de segurança veicular, como nos casos de conversão de automóveis para GNV, com o objetivo de evitar que mais acidentes como os ocorridos neste ano se repitam.

Apresentado no início do ano pelo deputado federal Luis Miranda (União/DF), o Projeto de Lei 410/22 prevê que alterações nas características de fábrica dos veículos não dependam de autorização prévia do Detran, mas que deverão ser informadas aos órgãos competentes antes do eventual retorno à circulação em vias públicas.

Por tramitar em caráter conclusivo, o texto seguirá para o Senado e, sendo sancionado, permitirá que alterações nas características de fábrica de veículos automotores – como combustível, blindagem, troca de carrocerias, acessibilidade, aumento de potência, entre outras – não necessitem de autorização prévia do órgão competente (Detran Estadual). Permanece, no entanto, a obrigatoriedade de inspeção realizada por um organismo acreditado pelo Inmetro para a emissão do Certificado de Segurança Veicular (CSV).

Atualmente, são mais de 400 organismos de inspeção de segurança veicular acreditados pelo Inmetro em todo o país, empresas que também são licenciadas pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) como Instituição Técnica Licenciada (ITL).

“O Projeto de Lei já foi aprovado pela CCJC, porém a segurança continua sendo o foco. O proprietário de um veículo modificado precisará passar por um organismo acreditado e só conseguirá emitir o CSV se tudo estiver dentro da conformidade. Isso é muito importante para que se evitem acidentes, que inclusive já causaram mortes”, explicou o representante da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), Marcos Torres Scomparin.

Sobre a Abrac

Fundada em 2009, a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) reúne as empresas responsáveis pela avaliação da conformidade de produtos, sistemas e laboratórios de ensaio e calibração, acreditados pelo Inmetro e designados pela Anatel, que são oferecidos aos cidadãos, trabalhando em sua inspeção e certificação com o objetivo de informar e proteger o consumidor, em particular quanto à saúde, segurança e meio ambiente; propiciar a concorrência justa; estimular a melhoria contínua da qualidade; facilitar o comércio internacional; e fortalecer o mercado interno, atuando em conjunto com os órgãos reguladores das atividades em âmbito nacional.

Assessoria de Imprensa da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac)
Assessores de Comunicação
Alexandre Lacerda, e Ana Flavya Hiar
Tel: (11) 94834-5879
E-mail: contato@infographya.com.br; flavyahiar@infographya.com
URL: https://www.abrac-ac.org.br/

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO