Categories • Automotivas

Aliança do Aftermarket Automotivo Brasil destaca atividades de 2023

Surgida como resultado da Carta de Fortaleza, assinada em agosto de 2022 pela ANDAP, SINCOPEÇAS BRASIL, SINDIREPA BRASIL e CONAREM, a Aliança do Aftermarket Automotivo Brasil congrega ainda as associações ANFAPE, ASDAP e AFER, entidades legitimamente representativas do mercado de reposição automotiva brasileira, reconhecidamente o quarto maior mercado do mundo, atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão.

Responsável por mais de 80% da manutenção veicular, incluindo motocicletas, automóveis de passageiros, utilitários, caminhões e ônibus, o setor da reposição representa 2,0% do PIB brasileiro, somando as atividades de fabricação de peças e componentes, distribuição, comercialização e reparação, e está presente em praticamente todos os municípios brasileiros.

Em 2023, seu primeiro ano de atuação com a composição atual, a Aliança esteve presente na AUTOMEC, maior feira de autopeças e componentes da América Latina e entre as três maiores do mundo, com estande integrado de todas as entidades, em que foram realizadas diversas reuniões e painéis, tanto no âmbito regional como internacional, com destaque para o encontro das lideranças da reparação automotiva da Argentina, Brasil, Colômbia e Uruguai.

Internamente, as reuniões dos representantes das associações e entidades foram realizadas mensalmente, tendo sempre como foco os temas principais da Aliança: o direito de reparar (Right to Repair), inspeção técnica veicular (ITV), descarbonização e o futuro da mobilidade, substituição e reforma tributária, além de outras demandas ligadas ao mercado de reposição automotiva.

Pela primeira vez o evento Automotive Business Experience (#ABX23) trouxe o tema Aftermarket para suas trilhas de conhecimento e a Aliança esteve presente no painel Marcas Próprias com a presença do Presidente da ANDAP Rodrigo Carneiro, no painel sobre Comércio Eletrônico de Autopeças que contou com Heber Carvalho, presidente do Sincopeças-SP.

Durante o 9° Fórum IQA da Qualidade Automotiva realizado na FIESP em outubro, a Aliança se fez representar no painel Soluções em Qualidade para Melhoria da Competitividade no Comércio Eletrônico (Veículos, Peças, Serviços), que contou com a presença do superintendente do IPEM-SP, Marcos Heleno Guerson, do diretor do Peçaí, Leonardo Valente, do sócio-diretor da SR Motors, Sergio Santos, e do diretor de Marketing da MTE-THOMSON, Alfredo Bastos.

No âmbito internacional, a Aliança é integrante da Associations in Motion, união global entre associações de reposição automotiva para debater tendências e defender interesses comuns, sendo que o Brasil está presente nos Grupos de Trabalho priorizados pela entidade, e participa das reuniões ordinárias, tanto virtuais quanto presenciais.

Em novembro de 2023, a Aliança esteve presente na segunda reunião anual da Associations in Motion, realizada em Las Vegas, durante a feira AAPEX. Nessa ocasião foram discutidos e priorizados os temas que devem ser objeto da ação para os próximos anos.

Ainda em novembro e a convite do SINDIREPA BRASIL, a Aliança se fez representar na Audiência Pública na Câmara dos Deputados em Brasília, convocada pelos Deputados Federais, Jorge Braz e Celso Russomano, sobre a política de acesso à informação das montadoras, cuja íntegra encontra-se disponível em https://www.youtube.com/watch?v=CObicCd3h_Q.

Em resumo, 2023 foi um ano de muitas realizações para a nascente Aliança do Aftermarket Automotivo Brasil, cujos frutos já começaram a ser colhidos nos primeiros meses de 2024.

Informações
ALIANÇA DO AFTERMARKET AUTOMOTIVO BRASIL
AFER – Aliança dos Fornecedores de Equipamentos para Reparação Automotiva
ANDAP/SICAP – Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças
ANFAPE – Associação Nacional dos Fabricantes e Comercializadores de Autopeças para o Mercado de Reposição
ASDAP – Associação Sul-Brasileira dos Distribuidores de Autopeças
CONAREM – Conselho Nacional de Retífica de Motores
SINCOPEÇAS BRASIL – Associação Nacional dos Sincopeças
SINDIREPA BRASIL – Associação das Entidades e Empresas de Reparação de Veículos no Brasil

You May Also Like