VW Taubaté concede férias coletivas a partir de hoje

VW Taubaté concede férias coletivas a partir de hoje

Quadro formado por cerca de 800 funcionários retornará às atividades dentro de dez dias (BRUNO DE OLIVEIRA, AB)

A Volkswagen concede a partir desta segunda-feira, 30, férias coletivas para 800 funcionários da fábrica de Taubaté (SP), onde são fabricados os modelos Gol e Voyage. A medida terá dez dias de duração e foi motivada pela falta de semicondutores na linha de montagem. Houve redução do contingente de trabalhadores programados para entrar em férias, uma vez que o planejamento inicial envolvia 2 mil funcionários da unidade.

O sindicato dos metalúrgicos local informa que 2,4 mil funcionários seguem trabalhando na unidade. Esta é a terceira vez que a montadora promove férias coletivas na fábrica. Em 6 de agosto, 800 funcionários entraram em férias por dez dias, e retornaram, portanto, no dia 16. Antes disso, em 7 de junho também foram concedidas férias aos trabalhadores. O mesmo aconteceu em 12 de julho, com férias concedidas por vinte dias e, depois, estendidas por mais dez dias.

O desabastecimento de chips, segundo a montadora, ocorre pelo agravamento da pandemia de Covid-19 na Malásia, onde estão instalados os principais fornecedores do componente para os veículos VW. Por causa disso, o país asiático fechou suas fronteiras e interrompeu, assim, o escoamento da produção de chips os seus clientes globais.

Procurada pela reportagem, a Volkswagen confirmou as férias de um turno até 8 de setembro, e informou por meio de comunicado que nos últimos meses “tem trabalhado intensamente, em parceria com a matriz e fornecedores, para minimizar os efeitos da escassez de semicondutores para a produção em suas fábricas na região”.

A montadora informou, ainda, que a operação segue normalmente em São Carlos (SP), onde são fabricados motores que equipam sua oferta no País, em São José dos Pinhais (PR), onde é produzido o SUV T-Cross, e em São Bernardo do Campo (SP), onde são montados Nivus, Polo, Virtus e Saveiro. Nessa unidade, funcionários de um turno retornaram de férias coletivas no sábado, 28.

Fonte: Automotive Business

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO