“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Volvo XC60 e XC90 ganham potência e autonomia

03/06/2022

XC90 (esq.) e XC60 agora entregam 462 cv e mais de 70 kgfm de torque

A Volvo traz novidades para a dupla XC60 e XC90 no Brasil. Os SUVs híbridos do tipo plug-in ficaram mais potentes e ganharam autonomia no modo puramente elétrico de condução.

Agora os veículos entregam 145 cv de potência e torque máximo de 31,5 kgfm apenas com o uso da eletricidade. Nos números combinados, o motor 2.0 turbo passa a render 462 cv e 72,3 kgfm – até então, os resultados eram de 407 cv e 65,3 kgfm, respectivamente.

Versões e preços do Volvo XC60 e XC90:

  • XC60 Recharge Inscription Expression: R$ 399.950
  • XC60 Recharge Inscription: R$ 429.950
  • XC60 Recharge R-Design: R$ 439.950
  • XC60 T8 Polestar: R$ 466.950
  • XC90 Recharge Inscription Expression: R$ 509.950
  • XC90 Recharge Inscription: R$ 553.950
  • XC90 Recharge R-Design: R$ 563.950

Mais potência e autonomia no modo elétrico

Mudanças ampliaram autonomia dos SUVs no modo elétrico

As baterias também passaram por melhorias. Além do aumento de 62% na capacidade, que agora é de 18.8 kWh, ela tem três camadas de células em sua construção, o que significa maior capacidade de armazenamento no mesmo espaço físico.

Isso se reflete em ganhos na autonomia: segundo a Volvo, é possível rodar aproximadamente 78 km no XC60 (ganho de 73%) e cerca de 71 km no XC90 (aumento de 61%) nos modos elétricos.

“Mudar para o 100% elétrico é um desafio e sabemos que dirigir um modelo híbrido geralmente é um trampolim para tornar-se totalmente elétrico. Por isso, a partir de agora, estamos com uma nova opção, fazendo com que as pessoas possam usar o modo elétrico a maior parte do tempo”, declarou João Oliveira, diretor geral de Operações e Inovação da Volvo Car Brasil.

Metas de eletrificação da Volvo

A marca destacou que a chegada dos modelos reforça a estratégia da empresa, que é uma das grandes apoiadoras da eletrificação no país.

“A Volvo será totalmente elétrica até 2030. Aqui no Brasil, toda nossa frota já é híbrida ou elétrica, somos líderes em vendas nesse segmento e estamos investindo em infraestrutura urbana e rodoviária para viabilizar ainda mais o acesso das pessoas aos modelos. Não vamos parar e, a cada dia, trabalhamos para oferecer mais opções e mostrar como a eletrificação está e estará presente na vida das pessoas”, disse Rafael Ugo, diretor de marketing da Volvo Car Brasil.

Novidades nas versões dos Volvo XC60 e XC90

Central multimídia do XC60 agora traz integração aos serviços do Google

Todas as versões do Volvo XC60 passam a chegar com a central multimídia com sistema operacional Google Automotive Services. Presente no XC40 e no recém-lançado C40, ela traz internet nativa e aplicativos e serviços do Google incorporados.

As versões Inscription, R-Design e Polestar têm câmera com visão em 360 graus para manobras e head-Up Display. O XC60 também é equipado com carregador de celular por indução e sistema que alerta o motorista caso o trânsito à frente ande e o veículo ainda esteja parado.

No caso do XC90, as versões Inscription e R-Design são equipadas com sistema de suspensão a ar, que ajusta a altura do veículo de acordo com cada um dos cinco modos de condução. O acabamento interno pode trazer detalhes de fibra de carbono ou madeira, conforme a configuração. A central multimídia oferece integração com os sistemas operacionais Android Auto e Apple CarPlay, além do sistema de som da Bowers & Wilkins com 1.400 watts de potência, composto por 19 alto-falantes e subwoofer.

XC60 ganhou reforços na lista de itens de série

Assim como em todos os modelos da Volvo, a segurança está lá como espécie de prioridade. Os SUVs híbridos XC60 e XC90 vêm com frenagem autônoma de emergência, alerta de colisão frontal, assistente de permanência em faixa de rolamento, controle de cruzeiro adaptativo com função Pilot Assist (que acelera, freia e faz curvas sem intervenção humana), alerta de tráfego cruzado, alerta de mudança involuntária de faixa, sensor de pontos cegos, entre outros itens.

Fonte: Automotive Business

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