Volvo anuncia rede de recarga e decreta: XC40 agora só no modelo 100% elétrico

Montadora detalhou estratégia, que inclui pela primeira vez carregadores rápidos (Victor Bianchin, AB)
Volvo anuncia rede de recarga e decreta: XC40 agora só no modelo 100% elétrico

A Volvo anunciou hoje uma nova rede de estações de recarga rápida para elétricos e o fim da venda da SUV XC40 no modelo híbrido, passando agora a ser comercializada apenas na versão 100% elétrica. As novidades foram anunciadas em uma coletiva de imprensa.

A rede de pontos de recarga é um plano em cinco etapas que deve ser concluído em cerca de dois anos. Por enquanto, apenas a primeira foi detalhada e contará com 13 carregadores rápidos conectando 3.250 km de rodovias brasileiras. Os carregadores possuem 150 kw de potência e contam com dois plugs do tipo 2 cada um. Eles conseguem encher 80% da bateria de um carro elétrico em 35 minutos.


– LEIA TAMBÉM
XC40 Recharge estreia com missão de levar Volvo à liderança dos elétricos
Audi retoma produção local e investe R$ 20 mi em estações de recarga ultrarrápida


Os carregadores, cujo fornecedor ainda não foi definido, estarão disponíveis para todos os tipos de veículos elétricos, inclusive os de outras marcas, e as recargas serão gratuitas. Estarão instalados em pontos de fácil acesso, como restaurantes e centros de conveniência. A instalação começa em março e termina em abril.

“A gente se sente responsável por construir infraestrutura, uma vez que a gente nem acredita que isso seja responsabilidade do governo”, afirmou no evento Rafael Ugo, diretor de marketing da Latin America Hub da Volvo Cars.

Os carregadores estarão distribuídos por São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. O mapa abaixo mostra onde estarão localizados:

Eles se somam aos outros mil pontos de recarga de baixa velocidade que a Volvo vem instalando desde 2018 sob a iniciativa Eletropostos Volvo:

Outra novidade anunciada foi a instalação de carregadores lentos, do tipo Wallbox Volvo, em 52 bases de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAUs). São carregadores de 11 kw, que demoram entre 7 e 8 horas para fornecer uma carga total. Por isso, a ideia é que sirvam como suporte emergencial caso haja necessidade. A recarga nesses pontos também será gratuita e os equipamentos estarão instalados até o final de fevereiro.

A última notícia divulgada no evento é que, a partir do ano que vem, a SUV XC40 deixará de ser vendida no modelo híbrido (lançado em 2020) e estará disponível apenas no modelo 100% elétrico, o XC40 Recharge Pure Electric. Essa versão chegou ao mercado brasileiro em setembro deste ano e conta com dois motores elétricos P8 AWD (All Wheel Drive), que geram 408 cv de potência.

Fonte: Automotive Business

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO