Volkswagen apresenta os elétricos ID.3 e ID.4 no Brasil

Volkswagen apresenta os elétricos ID.3 e ID.4 no Brasil
ID.3 (esq.) e ID.4 serão usados em testes e eventos na América Latina

Em evento para o público da América Latina, montadora não confirma se venderá os dois modelos no País (Zeca Chaves, AB)

ID.3 (esq.) e ID.4 serão usados em testes e eventos na América Latina

Durante uma live no YouTube que contou com a presença de Pablo Di Si, presidente da Volkswagen América Latina, a montadora apresentou nesta terça-feira, 28, os modelos elétricos ID.3 e ID.4 para jornalistas e público da região em um evento na fábrica de São Bernardo do Campo (SP).

Porém, contrariando a expectativa de quem aguardava o anúncio de um lançamento comercial nessa live que foi tão divulgada pela marca, a Volkswagen fez questão de dizer que, por enquanto, não daria detalhes sobre uma possível venda desses veículos por aqui.

“Dentro de nossa estratégia, planejamos lançar modelos elétricos em diversos países da América Latina. Hoje ainda não é o momento de falarmos em datas e modelos, mas teremos muitas novidades interessantes por aí”, disse Pablo Di Si.

A Volkswagen não chegou a confirmar se comercializará no Brasil os dois modelos, que por enquanto serão usados para sondar a aceitação dos mercados sul-americanos aos veículos elétricos da marca.

“Trouxemos algumas unidades desses dois modelos para o Brasil e a Argentina. Vamos realizar clínicas com clientes da região, test-drives e reviews com jornalistas, exposição em eventos”, explicou Thomas Owsianski, CEO da Argentina e vice-presidência de vendas e marketing para América do Sul.

Primeiro da família de elétricos, o ID.3 é equivalente a um hatch médio

Os dois modelos fazem parte de uma família global de automóveis elétricos da Volkswagen e são fabricados sobre a plataforma MEB (matriz eletrificada modular, em alemão). Projetada exclusivamente para veículos elétricos, ela traz uma fina bateria no assoalho e um motor no eixo traseiro, que pode ser acompanhado por uma segunda unidade motriz na dianteira. Sobre a MEB, ainda serão montados o SUV-cupê ID.5 e o ID.Buzz, espécie de Kombi, ambos já revelados, mas ainda sem data de comercialização.

Lançado em 2019, o ID.3 é o primeiro dessa família. Sua configuração é equivalente a de um hatch médio, com 4,26 metros de comprimento, 2,77 de entre-eixos (o Golf 1.4 TSI vendido no Brasil tinha 4,28 e 2,63 m respectivamente). Tem motor de 107 kW (146 cv) a 150 kW (204 cv) – este podendo acelerar de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos – com autonomia variando de 352 km (bateria de 45 kWh) a 549 km (bateria de 77 kWh) no ciclo WLTP.

Já o ID.4 foi projetado para conquistar os donos de SUV, por isso a preocupação com espaço interno. Medindo 4,58 m de comprimento e 2,77 m de entre-eixos, ele é bem maior do que um Jeep Compass (4,42 m e 2,64 m) e oferece 543 litros de porta-malas (contra 410 do SUV da Jeep). Sua motorização varia de 109 kW (148 cv) a 220 kW (299 cv) e a autonomia vai de 346 km (bateria de 52 kWh) a 522 km (77 kWh).

O ID.4 é um SUV com porte maior do que o Jeep Compass

A apresentação dos dois modelos faz parte da estratégia global “Way to Zero”, que pretende neutralizar as emissões de carbono da VW até 2050, por meio da transição para os veículos elétricos, da descarbonização da cadeia de suprimentos e de produção e do uso de energia vinda de fontes limpas.

Para alcançar essa meta, a marca alemã afirma que vai investir globalmente € 73 bilhões, que também serão usados para lançar 130 novos modelos até 2030, sendo 70 elétricos e 60 híbridos.

Se nos Estados Unidos e na Europa o objetivo é vender apenas carros elétricos nos próximos anos, na América Latina o plano é trabalhar em três frentes, oferecendo veículos elétricos, híbridos e flex.

Fonte: Automotive Business

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