A Volkswagen vai liderar um grupo de pesquisa inédita para recuperar e reutilizar os componentes mais valiosos das baterias de tração sucessivas vezes por meio da reciclagem. O projeto pode diminuir a dependência da Europa por materia-prima para baterias de carros elétricos.
Financiado pelo ministério alemão de Assuntos Econômicos e Ação Climática, o consórcio reúne o Grupo Volkswagen; a Taniobis (empresa que converte minérios metálicos e materiais secundários); a J. Schmalz (fornecedora de tecnologia de vácuo) e a Viscom (fabricante de tecnologias de inspeção) em uma parceria com pesquisadores de universidades alemãs.
Reciclar baterias garante economia circular
Para os pesquisadores, se a Europa quiser depender menos de materiais de fontes primárias, como minas ou salinas, precisa que as matérias-primas essenciais sejam recuperadas não apenas uma, mas várias vezes. Por isso, o projeto chamado de HVBatCycle tem como objetivo implementar o sistema fechado de metais catódicos, eletrólitos e grafite – proporcionando uma visão holística dos processos de reciclagem.
A pesquisa liderada pela Volkswagen é centrada na rota de reciclagem mecânico-hidrometalúrgica, que consiste em extrair lítio na forma solúvel, com separação e refino de outros materiais, como o grafite e metais da bateria, por meio de água e solventes químicos.
Além da baixa demanda energética, o método possibilita uma distribuição descentralizada, o que favorece a economia circular e garante matérias-primas estrategicamente importantes, reduzindo significativamente a dependência da Europa em relação a outros países. “A reciclagem de baterias e refugos de produção contribui decisivamente para garantir o fornecimento de matérias-primas para nossas fábricas planejadas”, disse o diretor de operações Battery Cell da Volkswagen, Sebastian Wolf.
O projeto HVBatCycle de reciclar baterias vai investigar se a separação de compostos metálicos é realmente necessária para produzir um novo material catódico de alto desempenho. A proposta é mostrar que componentes importantes do eletrólito e o grafite também podem ser processados de forma eficiente e usados novamente em qualidade adequada à bateria na produção de células.
Serão identificados processos eficientes e soluções inovadoras para estabelecer uma cadeia de valor end-to-end, com alta eficiência econômica, com a produção de materiais secundários de alta qualidade, segurança e eficiência energética que tenham menor impacto ambiental.
Fonte: Automotive Business