Venda de ônibus até maio fica abaixo de 8 mil unidades


Volume entregue cresceu apenas 3,1% sobre iguais meses de 2021; setor patina, à espera de renovações de frota (Por Mário Curcio, para AB)
Venda de ônibus até maio fica abaixo de 8 mil unidades

Os licenciamentos de ônibus novos em maio somaram exatas 1.936 unidades. Este foi o melhor resultado do ano – e também desde janeiro de 2020. A comparação com abril indica alta de 27,3%. Do quarto para o quinto mês, a média diária de vendas cresceu 10%, passando de 80 para 88 unidades.

Segundo a Fenabrave, que reúne as associações de concessionários, o crescimento em maio apenas reflete a entrega de veículos que estavam inacabados. No acumulado destes cinco meses, o setor continua patinando pela baixa demanda, e teve apenas 7,8 mil unidades licenciadas, o que representa pequeno crescimento de 3,1% sobre iguais meses do ano passado.

Caminho da Escola vai definir o rumo da venda de ônibus

“O volume ainda é pequeno e bastante dependente dos programas governamentais de transporte público”, afirma o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior. Ele se refere ao Caminho da Escola, que responderá por cerca de 7 mil unidades licenciadas até o fim do ano. A projeção da Fenabrave divulgada no começo do ano previa 19,2 mil ônibus na soma de todos os segmentos e é provável que o ano termine muito perto dessa estimativa, que resultará em alta de 8% sobre 2021.

O baixo volume entregue até o momento revela que as renovações de frota urbanas e rodoviárias ocorrem de maneira pontual apenas. E o setor turístico pouco investe em novos veículos porque ainda se recupera dos efeitos da pandemia de Covid-19. 

Mercedes mantém mais da metade deste mercado

De janeiro a maio foram emplacados 4,1 mil ônibus Mercedes-Benz, cuja participação de mercado está em 53,3%. Em segundo vêm os Volksbus, com 1,5 mil emplacamentos e 18,9% de participação. O terceiro posto é da Marcopolo, com 1,5 mil ônibus licenciados, 18,3% do total.

Fonte: Automotive Business

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO