Venda de eletrificados cresce 47% no primeiro semestre

Emplacamento dos modelos 100% elétricos supera todo o volume do ano passado em 29% (Por Décio Costa)
Venda de eletrificados cresce 47% no primeiro semestre

Ainda que com participação abaixo dos 3% nas vendas, o aumento da oferta de veículos eletrificados no País faz a demanda do mercado avançar de maneira expressiva. De acordo com os números consolidados pela Anfavea, no primeiro semestre do ano os emplacamentos de automóveis e comerciais leves híbridos e elétricos somaram 20,4 mil unidades, alta de 47,2% em relação aos 13,9 mil licenciamentos no mesmo período do ano passado.

No total, as vendas dos modelos 100% elétricos apresentaram participação preponderante no desempenho. De janeiro a junho, o mercado absorveu 3,3 mil unidades, volume 360% superior na comparação com o mesmo acumulado de um ano antes, de 739 unidades. O volume registrado até junho já representa 29% a mais que todo as vendas do ano passado, quando somou 2,6 mil automóveis e comerciais leves elétricos.

No caso de híbridos, os licenciamentos do primeiro semestre acumularam pouco mais de 17 mil unidades, volume 29,7% maior em relação às 13,1 mil registradas há um ano.

Segundo cálculo da ABVE, Associação Brasileira do Veículo Elétrico, a frota de eletrificados no País chegou próxima a 100 mil unidades no encerramento do primeiro semestre. Para Adalberto Maluf, presidente da entidade, a demanda crescente indica que consumidor e empresas estão cada vez mais seguros em optar por híbrido e elétricos, em especial pelo aumento da infraestrutura de recarga.

“Já há no Brasil em torno de 1,5 mil eletropostos disponíveis hoje nas principais cidades e rodovias, devendo chegar a 3 mil até o fim do ano e a 10 mil em três anos”, estima em nota.

LEIA MAIS

→Emplacamentos de veículos eletrificados avançam 77%

→Volvo acelera infraestrutura de recarga para veículos eletrificados no Brasil

→Unidas programa compra de 2 mil veículos eletrificados em 2022

Fonte: AutoIndústria – Foto: Acea/Divulgação

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO