Venda de carros e comerciais leves em janeiro supera 152 mil unidades


Dados preliminares indicam crescimento acima de 16% em relação ao primeiro mês do ano passado
Venda de carros e comerciais leves em janeiro supera 152 mil unidades

Por Alzira Rodrigues

Omercado de automóveis e comerciais leves começou o ano com crescimento em relação a 2023, atingindo quase 152,6 mil emplacamentos em janeiro, conforme dados preliminares divulgados por fonte do varejo automotivo.

O número representa crescimento acima de 16% no comparativo interanual, visto que em idêntico mês do ano passado as vendas ficaram na faixa de 131 mil unidades.

LEIA MAIS

Mercado de veículos leves começa 2024 em crescimento

GM paralisará produção em Gravataí por duas semanas

A Fenabrave, a entidade que representa os concessionários autorizados, deve divulgar o balanço oficial do mercado brasialeiro na sexta-feira, 2. E a Anfavea, que representa as montadoras, só deve revelar os números completos do setor, incluindo produção e exportações, na semana que vem.

Com relação a dezembro, o melhor mês de 2023, com 237 mil licenciamentos de veículos leves,  houve queda de 36%. Esse é um comportamento tradicional, pois o consumidor aproveita o final do ano, quando recebe 13º salário, para ir às compras.

Apesar, contudo, do desempenho positivo em relação a janeiro de 2023, concessionários de diferentes marcas informam que está difícil desovar estoques neste início de 2024. As locadoras tradicionalmente compram menos nesse período e o consumidor comum anda meio retraído.

Tanto é que há promoções em curso, como a da Citroën, que anunciou esta semana a venda da versão Live 1.0 do C3 por R$ 67.990, abaixo dos R$ 70 mil cobrados pelos dois modelos de entrada existentes no mercado brasileiro, o Fiat Mobi e o Renault Kwid.

Fonte: AutoIndústria – Foto: Divulgação/GWM

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO