Venda de caminhões usados tem queda de 27,9%


Dificuldade de trocar o veículo também explica o menor volume de negócios (Por André Garcia)
Venda de caminhões usados tem queda de 27,9%

A venda de caminhões apresentou alta de 10% nesse primeiro bimestre em comparação com o ano passado. No entanto, os usados anotaram queda de 27,9%. A maior dificuldade de acesso ao crédito, a baixa oferta de modelos de segunda mão e também os valores dos fretes explicam essa retração no início de 2022.

“Os bancos realmente começaram um movimento de restrição baseados na perspectiva de atividade econômica mais baixa, no desemprego que resiste e na pandemia que trouxe uma nova onda pela variante Ômicron”, afirma Enilson Sales, presidente da Federação Nacional das Associações de Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto).

Para a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), há uma escassez de caminhões extrapesados com quatro a cinco anos de uso, muitas vezes exigidos por quem quem contrata um frete: “O mercado de caminhões novos foi muito fraco num passado recente [sobretudo de 2015 a 2018], daí a baixa oferta atual”, recorda Sérgio Zonta, vice-presidente para caminhões da Fenabrave.

Para ele, a dificuldade de trocar o veículo também explica o menor volume de negócios. “Essa retração no bimestre ocorreu pelas taxas de juros mais altas e também pela menor capacidade de compra. O atual valor do frete não encoraja os caminhoneiros a entrar num financiamento”, diz Zonta.

Fonte: Frota&Cia

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO