O Itaú planeja lançar o serviço de veículos elétricos compartilhados, o Vec Itaú, para empresas e, de acordo com os resultados, a oferta será estendida para o público em geral, segundo informou a Automotive Business Rodnei Bernardino de Souza, diretor do Itaú Unibanco.
De início, o foco são os clientes corporativos e as operações devem começar no fim do segundo semestre deste ano. Para pessoas físicas, a previsão é de lançamento ao longo de 2023.
A fase piloto com colaboradores está em curso na cidade de São Paulo. Contudo, ainda não há uma definição exata das praças que contarão inicialmente com o serviço. Todos os fatores estão sendo estudados durante a fase de testes para que o Itaú possa tomar as decisões na ocasião do lançamento.
Experiência com bicicletas abriu caminho para carro elétrico
Automotive Business perguntou ao Rodnei se a iniciativa é uma exclusividade do Itaú e se foi inspirada no programa de bicicletas compartilhadas do Itaú. Ele respondeu que a mobilidade urbana é uma das causas em que a instituição tem um compromisso muito claro com a sociedade. “Temos uma longa história de atuação, que começou há cerca de dez anos com a bike e vem crescendo ano após ano. O Cubo Smart Mobility é outra mostra do quanto acreditamos nesta causa e o quanto diferentes frentes e marcas do grupo podem contribuir para a mobilidade”, disse o diretor, assegurando que o banco continuará atuando em diversas frentes no segmento.
Assim como já acontece com a Bike Itaú, o Vec permitirá que as pessoas possam utilizar um veículo elétrico através do compartilhamento. Com uma experiência 100% digital, os clientes desbloqueiam os carros em estações diretamente pelo celular, podendo devolvê-los na mesma ou em outra estação de carregamento. A princípio, na fase piloto, o serviço conta com veículos nos modelos Jaguar I-Pace, BMW i3, JAC iEV40 e Nissan Leaf.
“Estamos evoluindo conversas com agências Itaú, condomínios, redes de estacionamento, entre outros segmentos porque podemos instalar as estações nesses locais, que são seguros e, assim, o cliente vai ter uma boa experiência”, explicou Rodnei.
Experiência digital
Os clientes poderão fazer o cadastro no app e retirar e devolver os veículos em estações, desbloqueando os carros diretamente pelo celular, em um processo 100% digital. “Já estamos ampliando o Vec com mais estações e mais veículos ao longo de 2022 e nos preparando para que, em breve, o serviço esteja disponível a mais pessoas”, disse Rodnei.
Para realizar o cadastro, bastará baixar o aplicativo e se cadastrar com base nos dados da CNH e cartão de crédito. Os valores começam com taxa de desbloqueio de R$ 4,50. O custo será de cerca de R$ 0,90 por minuto e varia em função do modelo escolhido pelo cliente. Quanto mais tempo usar, menor é o valor por minuto. O pagamento é feito diretamente pelo app, por meio de cartão de crédito vinculado à conta do usuário.
Os carros serão recarregados diretamente nas estações do Vec, sem custo para os clientes.
Fonte: Automotive Business