Vai viajar? Confira antes o estado do catalisador automotivo

Essa ação poderá evitar futuros transtornos e garantir maior tranquilidade no seu trajeto, com o funcionamento adequado e mais eficiente do motor do seu veículo
Vai viajar? Confira antes o estado do catalisador automotivo

Janeiro e fevereiro, meses do verão, são períodos muito utilizados para tirar férias. Para aproveitar a oportunidade, muitas pessoas aproveitam a época para enfrentar as estradas e viajar. Para garantir que a sua viagem aconteça sem problemas, a Umicore, empresa especialista em tecnologias para redução de emissões tóxicas e uma das principais fabricantes de catalisadores automotivos do mundo, explica como garantir que a manutenção deste componente, essencial na redução das emissões dos veículos automotivos, esteja em dia.

Localizado no interior do escapamento do carro, o catalisador foi projetado para durar, no mínimo, 160 mil quilômetros, em veículos fabricados a partir de 2022, e 80 mil quilômetros em veículos fabricados até 2021. De acordo com Claúdio Furlan, Gerente Comercial da unidade de catalisadores da Umicore no Brasil, é preciso realizar revisões periódicas para garantir a durabilidade da peça. “Um bom exemplo é a verificação do sistema de exaustão, que ajuda a detectar e a solucionar problemas, como rachaduras, amassados, vazamentos e furos nos componentes”, explica.

O executivo também reforça que é necessário ter atenção a outros sistemas que influenciam na exaustão dos gases poluentes. “Não se esqueça de verificar a ignição, que engloba velas, cabos e bobinas; o arrefecimento do motor; e o sistema de alimentação de ar e combustível. O motorista também precisa seguir as orientações presentes no manual de manutenção do carro”.

Por que a manutenção é importante?

Miguel Zoca, Gerente de Aplicação do Produto da unidade de catalisadores da Umicore, explica que esses procedimentos podem evitar futuras dores de cabeça. A falta de manutenção e cuidados podem acarretar:

  • A desativação química do catalisador ao utilizar um lubrificante diferente do que foi recomendado pelo fabricante, ou utilizar um combustível adulterado.
  • Desativação térmica permanente do catalisador devido a falhas no sistema de ignição, ou uso de combustível de má qualidade.

O mau funcionamento ou avarias do catalisador irão causar algumas consequências no automóvel. “Poderá haver o aumento da rotação do motor em marcha lenta; o aumento de consumo de combustível; a interrupção do funcionamento do motor após alguns minutos; lentidão ao pisar no acelerador; e ruídos anormais”, conta Zoca.

O que fazer em caso de problemas com o catalisador?

O catalisador não pode ser reparado. Por conta disso, a única solução será trocar o componente. “Caso isso seja necessário, recomendamos que o consumidor verifique a procedência do componente, ou seja, se ele é homologado pelo INMETRO. O selo do Instituto é a garantia de que a peça é de qualidade. Um equipamento não confiável não será capaz de converter os gases poluentes e possui uma vida útil muito inferior a outros produtos corretamente certificados, gerando prejuízo ao motorista.”

Sobre a Umicore

Umicore é um grupo de tecnologia de materiais circulares. A empresa foca suas atividades em áreas de aplicação, nas quais seu conhecimento na ciência dos materiais, química e metalurgia faz a diferença. As atividades são organizadas em três grupos de negócios: Catálise, Energia e Tecnologia de Superfície e Reciclagem. Cada grupo de negócios está dividido em unidades direcionados ao mercado, oferecendo materiais e soluções que estão no topo de novos desenvolvimentos tecnológicos e que são essenciais no dia a dia.  A Umicore investe a maior parte de suas receitas e dedica seus esforços de P&D para materiais de mobilidade limpa e reciclagem. O objetivo da empresa de criar valor sustentável baseia-se em sua ambição de desenvolver, produzir e reciclar materiais de forma a cumprir sua missão: “Materiais para uma vida melhor”. As operações industriais e comerciais da Umicore, assim como as atividades de P&D, estão localizadas em todo o mundo para melhor atender sua base global de clientes. O Grupo gerou uma receita de vendas (excluindo o metal) de EUR 4,2 bilhões (faturamento de € 25,4 bilhões em 2022) e, atualmente, conta com 11.000 colaboradores.

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO