Toyota defende uma política brasileira em prol do etanol


No encontro das autopeças, Masahiro Inoue diz que um trabalho conjunto pode fazer do País um grande player global (Por Alzira Rodrigues)
Toyota defende uma política brasileira em prol do etanol

Na palestra de abertura do 3º Encontro da Indústria de autopeças, o CEO da Toyota da América Latina e Caribe, Masahiro Inoue, abordou o tema descarbonização com foco no potencial do etanol como poderoso combustível renovável.

Ele defendeu uma união entre montadoras e fornecedores em prol da indústria brasileira, assim como a necessidade de o governo garantir previsibilidade para que seja garantida a produção e os empregos no País. “O Brasil pode ser um grande player global do setor automotivo se todos nós trabalharmos em conjunto”, destacou Masahiro, que vê o futuro passando por variantes regionais rumo ao carbono zero.

Ele lembrou que a Índia tem interesse no etanol e que países da região, como Argentina, Peru, Chile, Colômbia e México, poderiam usufruir dos benefícios do combustível já disseminado no Brasil. “Nós dominamos essa tecnologia e, por isso, defendemos que haja um debate para definirmos como o País se posicionará sobre o tema. Acreditamos que o híbrido flex é uma boa solução”.

A Toyota foi a primeira montadora no mundo a lançar um híbrido-flex e hoje, além do sedã Corolla, oferece essa tecnologia também no Corolla Cross. Na semana passada, a Caoa Chery anunciou que também produzirá dois modelos híbrido-flex no Brasil.

Escala depende de parcerias

Com moderação do ex-presidente do Sindipeças, Dan Iochpe, o debate sobre descarbonização também contou com a participação de Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil. O executivo disse que ainda não é possível prever se no futuro o Brasil produzirá ou não carros elétricos, mas adianta que qualquer passo nesse sentido dependerá de haver escala que justfique os necessários investimentos.

Na sua avaliação, não há mais espaço para concorrência no setor, mas sim para parcerias. “Para ter escala é preciso uma visão articulada para o Brasil, que envolve diálogo com o governo e um trabalho conjunto de toda a cadeia produtiva”, destacou Chang.

Promovido pelo Sindipeças na tarde desta segunda-feira, 20, o 3º Encontro da Indústria de Autopeças contou também com um painel que teve a participação de executivos asiáticos para falar sobre oportunidades de negócios no setor e outro sobre transformação digital.

LEIA MAIS

Cláudio Sahad assumirá presidência do Sindipeças

Autopeças debatem oportunidades para a indústria brasileira

Caoa Chery produzirá dois híbridos flex em Anápolis

O evento foi encerrado  com um painel sobre macrotendências na reposição, do qual participaram representantes da Boschm do Grupo Randon e do MercadoCar.

Fonte: AutoIndústria – Foto: Divulgação/Toyota

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO