Por Ana Paula Machado
A Stellantis apresentou na feira Smartcity, realizada em Curitiba (PR), o primeiro retrofit de um veículo a combustão para um elétrico. O modelo escolhido foi o furgão compacto Peugeot Partner, que neste protótipo recebeu motor da WEG e tem 150 quilômetros de autonomia.
Segundo Flávia Marsengo, responsável pelo ecossistema de mobilidade elétrica da montadora, neste primeiro momento receberam o kit eletrificação dois modelos do furgãozinho que participaram de testes de operação com clientes.
“Agora, vamos aumentar a nossa frota e a ideia é fazer o retrofit em dez veículos da montadora”, disse Marsengo.
SAIBA MAIS:
– Primeiro veículo híbrido da Stellantis será um modelo de volume
– Stellantis vai ampliar em 70% o número de fornecedores
A Partner foi desenvolvida em parceria com o programa Senai A3. O processo de conversão passa por algumas etapas, incluindo o estudo do produto, a remoção do powertrain a combustão, a instalação do kit de conversão e do conjunto de baterias no compartimento de carga.
Testes também são realizados para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes dos veículos. Além do Senai, a iniciativa é uma parceria das empresas WEG e FuelTech.
“Nesta versão, o modelo deve ter 450 quilos de carga útil, ante 650 kg da Partner a combustão. É uma solução mais acessível para os clientes que querem reduzir as emissões. Somos a primeira montadora no Brasil a deter esse projeto”, ressaltou ela.
Stellantis apresentou outro utilitário elétrico
A empresa também apresentou durante a Smartcity a versão 100% elétrica do utilitário Peugeot Expert. O modelo tem alcance de até 289 km (Inmetro).
O comercial leve é oferecido em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e conversor de 11 kW trifásico. Além de garantir o funcionamento do motor, a energia entregue pelas baterias também é responsável pelo desempenho dos equipamentos disponíveis no modelo.
O motor elétrico gera 136 cv de potência (100 kW) e 26,5 kgfm e torque imediato. O modelo dispõe de três modos de condução: “Eco”, voltado para economia de energia; “Normal”, para um melhor rendimento entre autonomia e performance; e “Power”, que prioriza o desempenho utilizando o máximo de potência e torque.
A empresa lançou, ainda, o seu sistema de conectividade e gestão de frota, o MyPeugeot Pro. A plataforma entrega um número de dados em tempo real e as funcionalidades se concentram em quatro pontos centrais: gestão de frotas, rastreabilidade, recuperação veicular e comportamento do motorista.
O MyPeugeot Pro também está disponível para os proprietários do Peugeot Boxer a partir do modelo 2024/2024, informou a Stellantis.
Fonte: Automotive Business