Sincopeças Brasil reúne lideranças estaduais durante a Autopar 2022


Na pauta, a apresentação de uma política setorial para o comércio de autopeças
Sincopeças Brasil reúne lideranças estaduais durante a Autopar 2022

Após anos sem encontros presenciais devido à pandemia, o Sincopeças Brasil reuniu as lideranças do setor para apresentar uma política setorial para o comércio de autopeças para os próximos cinco anos, no Senac de Curitiba (SP), em paralelo à Autopar. Entre as pautas, a já encaminhada norma ABNT 16999 de qualificação do vendedor de peças e acessórios para veículos. Na ocasião, Ranieri Leitão foi reeleito por mais quatro anos à frente do Sincopeças Brasil.

Segundo Ranieri Leitão, “entre os temas do encontro, nós falamos sobre a normatização através da ABNT para os vendedores de autopeças, a qual o IQA é o nosso parceiro, e sobre a inspeção técnica veicular, pensando no setor automotivo como um todo, autopeças e motopeças. O encontro teve a participação de 23 pessoas, vários presidentes dos Sincopeças que entraram recentemente, incluindo a Gisele (Zanon), presidente do Sincopeças Paraná, que nos recepcionou muito bem. Por unanimidade, eu fui reeleito presidente do Sincopeças Brasil e provavelmente a posse será na Autop”.

Sergio Alvarenga, consultor e diretor da Alvarenga Projetos Automotivos, também participou do encontro e destacou a ABNT 16999. “Ela promove a busca de uma capacitação e nós vamos fomentar a área de treinamento e conteúdos para isso, em seguida, ela possibilita a construção da certificação profissional, conhecida como certificação de competências, que está sendo disponibilizada pelo IQA”.

Lideranças estaduais se reuniram durante a Autopar 2022 

Alvarenga também contou que no encontro foi anunciado o lançamento neste ano do primeiro anuário do comércio de autopeças, do atacado e o varejo de peças novas, com indicadores e previsões desse setor, o que não existia, e que eles estão trabalhando uma agência central de notícias para o mercado que estará disponível no portal que será lançado do Sincopeças Brasil.

“Ele será uma fonte de contato e promoção para os Sincopeças estaduais, o Sincopeças Brasil é apenas um bureau que desloca para cada Sincopeças do Estado, caso a pessoa queira um contato. Neste site teremos notícias do setor, do Brasil e do exterior, mais específicas e exclusivas. E as bandeiras do setor, uma delas que posso adiantar é a da Inspeção Técnica Veicular”, afirmou. Outro tema discutido no encontro foi a substituição tributária.

Nas palavras de Heber Carvalho, presidente do Sincopeças-SP, a reunião foi muito produtiva. “Primeiro, pelo fato de estarmos reunidos representando dez estados diferentes, estávamos basicamente com todo o Brasil ali. Teve a reeleição do Ranieri como presidente do Sincopeças Brasil e uma palestra do Serginho (Alvarenga) sobre manutenção preventiva e a inspeção técnica veicular. Também foi traçado um projeto de que o Sincopeças Brasil precisa ter uma cara nova, um trabalho novo, começar a ouvir mais os presidentes dos Sincopeças e desenvolver mais trabalhos com o Sincopeças Brasil”.

Lideranças estaduais se reuniram durante a Autopar 2022

Presidente do Sincopeças Paraná, Gisele Mari Junqueira Santos Zanon, conta que o encontro foi a sua primeira reunião presencial, desde que assumiu a entidade, em fevereiro deste ano. “Foi um encontro muito importante, onde pudemos discutir a importância do Sincopeças Brasil no sentido de criar normativas para o nosso segmento, assim como a questão da capacitação dos profissionais que atuam no nosso segmento. Também sobre a importância de nos unirmos e entendermos que as dificuldades são gerais e que podemos trocar experiências com os demais estados que participam do Sincopeças Brasil, para que juntos possamos discutir melhores condições para o nosso segmento. Realmente, a reunião foi um sucesso”.

Fonte: Balcão Automotivo

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO