“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Sem lockdown, ABC antecipa quatro feriados para frear o covid-19

23/03/2021


O período estabelecido será do dia 27 de março a 4 de abril

Sem ter o apoio do Governo do Estado para estabelecer um lockdown de 10 dias na Região Metropolitana, os sete prefeitos da região, em reunião do Consórcio Intermunicipal Grande ABC definiram nesta segunda-feira (22/3) a antecipação de quatro feriados para estabelecer um feriadão de nove dias. A ideia é igualar a Capital e criar um período para aumentar o isolamento social e assim reduzir a transmissibilidade do covid-19 e suas consequências.

O período estabelecido será do dia 27 de março a 4 de abril. Assim serão antecipados os feriados de Tiradentes (21/4), Dia do Trabalhador (1/5), Corpus Christi (3/6) e Dia da Independência (7/9). Nesses dias automaticamente haverá um menor número de comércios em funcionamento e levando em conta o lockdown estabelecido a partir desta terça-feira (23/3) nas nove cidades da Baixada Santista os chefes de Executivo acreditam na redução da circulação de pessoas.

Em nota, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC afirmou que durante este período “setores considerados essenciais deverão encerrar suas atividades às 17h, com exceção dos hospitais públicos e privados, serviços de saúde de urgência e emergência, farmácias, laboratórios, hospitais veterinários e demais serviços de natureza essencial ao funcionamento dos serviços de saúde”.

Segundo os dados do Governo do Estado, o período de fase emergencial aumentou o isolamento em dois pontos percentuais, em média, o que ainda faz com que a região não consiga elevar os níveis acima dos 50%, sendo que o ideal é que a redução da circulação chegue aos 70%, no mínimo.

O prefeito de Ribeirão Pires, Clovis Volpi (PL), foi o primeiro a se posicionar e considera que o não apoio do Palácio dos Bandeirantes para medidas ainda mais restritivas tem o fator político. “Nós queríamos fazer o lockdown, vários prefeitos da região queriam que o lockdown acontecesse, mas ontem (21/3), na reunião que tivemos com o Palácio ficou descartado o lockdown no estado de São Paulo, por razões políticas, evidente. Claro que isso nos deixou chateados, pois para frear o número de enfermidades e a contaminação só se nós fecharmos tudo por 10 dias”.

A decisão do Governo do Estado foi antecipada pelo secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, ao RDtv na última sexta-feira (19/3). Durante a entrevista, Vinholi deixou claro que uma medida ainda mais restritiva não estava no radar da equipe do governador João Doria (PSDB).

Para a rádio BandNews, nesta segunda, o prefeito de Diadema, José de Filippi Jr. (PT) chegou a indicar a possibilidade do anúncio de medidas mais restritivas por parte do Centro de Contingência, mas isso não aconteceu. Para o grupo que indica as medidas colocadas pelo Estado, São Paulo já vive tecnicamente um lockdown.

O feriadão no ABC ainda será regulamentado nos próximos dias nos diários oficiais de cada município. Além de Volpi, o prefeito interino de São Caetano, Tite Campanella (Cidadania), também fará um pronunciamento nesta segunda. O Consórcio Intermunicipal também emitirá uma nota oficial sobre o assunto.Fonte: Repórter Diário (https://www.reporterdiario.com.br/noticia/2939245/sem-lockdown-abc-antecipa-quatro-feriados-para-frear-o-covid-19/)

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?