Sem Caoa, Chery prepara ofensiva no Brasil com três marcas e produção nacional

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Grupo chinês já negocia com concessionários para lançar SUVs da Omoda e Jaecoo em 2024
Sem Caoa, Chery prepara ofensiva no Brasil com três marcas e produção nacional
Omoda C5: SUV médio deve mudar de nome e ser o primeiro modelo da marca chinesa da Chery vendido no Brasil

Por Fernando Miragaya

O Brasil vai conviver com duas Chery. Isso porque, como esperado, a montadora chinesa terá vida própria por aqui com três novas marcas. A operação já está na fase de negociações com concessionários, prevê produção local e é independente da Caoa – que em 2017 adquiriu 50% da filial da fabricante e formou a Caoa Chery.

O objetivo da O&J (Omoda & Jaecoo), empresa que vai tocar as operações da Chery Internacional no Brasil, é lançar os primeiros carros ainda no primeiro semestre de 2024. Serão eles os SUVs J7, da Jaecoo (se fala “djeicú” mesmo), e C5, da Omoda – que provavelmente terão outros nomes quando chegarem (assim como a pronúncia da citada marca deve ser mudada para não aflorar a quinta série que existe em nós).


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Para acelerar o início dos trabalhos, a O&J corre com as prioridades neste primeiro momento. Além da formação de equipes, as conversas com grupos concessionários já estão em andamento, especialmente com empresas que ficaram de fora das nomeações de BYD e GWM.

Ao mesmo tempo, a companhia estuda a melhor logística para trazer e distribuir os carros. Segundo fontes, o Porto de Vitória seria um favorito devido às taxas e desembaraço que o terminal da capital capixaba oferece para importações de veículos, mas ainda não há questão fechada sobre isso.

Um possível centro de distribuição está nos planos, mas ficará para depois. Assim como a marca Exeed, que chegou a ser anunciada para o Brasil, em 2018, pela Caoa Chery. A estreia da divisão de luxo deve ficar para 2025.

Operação distinta da Chery no Brasil

Jaecoo J7 deve ter apenas versões eletrificadas no Brasil

Ainda de acordo com a fonte, a ideia da O&J é ter uma operação no Brasil diferente da que a Chery Internacional pratica em outros mercados. Principalmente no que diz respeito ao modelo de operação da rede de distribuidores.

Segundo os sites da revista Quatro Rodas e Motor1, o plano da Omoda e da Jaecoo é começar as vendas no mercado brasileiro com 40 concessionárias. Além disso, as publicações dizem que os executivos do grupo automotivo deixaram claro a intenção de produzir veículos no Brasil e já estariam de olho na fábrica de Jacareí (SP), fechada pela Caoa Chery em 2022.

Quanto aos carros, a O&J ainda define as motorizações para o Brasil. Provavelmente, o Omoda C5 chegará primeiro para brigar no segmento de SUVs médios (com Jeep Compass e Toyota Corolla Cross) e com motor de combustão. A variante elétrica E5 ficaria para depois.

Já o Jaecoo J7 é um utilitário esportivo de porte maior e que deverá ter apenas versões híbridas e elétricas no Brasil. 

Fonte: Automotive Business

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