Segurança depende das condições dos componentes do sistema de freios


Mau condicionamento de peças comprometem a dirigibilidade e segurança na frenagem
Segurança depende das condições dos componentes do sistema de freios

O sistema de freio é composto pelos pedais, pastilhas, discos, sapatas, tambores, cilindros, reservatórios, mangueiras e fluído. Qualquer problema em um desses componentes compromete seriamente toda frenagem. Todos os componentes da parte dianteira e traseira dos freios devem checados na revisão para o bom funcionamento de todo o sistema.

A sapata de freio, por exemplo, presente no sistema de freio a tambor auxilia no desaceleramento das rodas. Localizada nas rodas traseiras, é composta por uma lona de freio colada sobre uma ferragem metálica que acompanha a forma arredondada do tambor.

Ronilso da Silva Toledo, técnico da Fras-le, explica que uma vez acionado o pedal do freio, o cilindro de roda pressiona as duas sapatas sobre a lona e contra o tambor — o que gera uma força de atrito que faz com que a roda desacelere. “O desgaste excessivo das sapatas provoca ruídos e trepidações, além de diminuir a força e qualidade da frenagem, colocando em risco o veículo e seus ocupantes Por isso, a qualquer sinal de corrosão ou trincas, essas peças precisam ser substituídas”, complementa.

A Fras-le, líder mundial em fabricação de materiais de fricção, atuando no mercado nacional e com forte presença no exterior, disponibiliza uma linha de sapatas com ampla cobertura da frota circulante no País.

Com a mesma qualidade dos componentes fornecidos para as montadoras, as sapatas da Fras-le são produzidas com matérias primas de alto rendimento que aumentam a durabilidade das lonas e do tambor de freio.

As sapatas da marca ainda são envernizadas com pintura exclusiva contra corrosão e produzidas com material de fricção de alta durabilidade, que garante elevada performance e baixo nível de ruído.

Especialista em componentes para freio, a Fras-le desenvolve produtos de alta performance com alta resistência que garantem segurança no controle dos movimentos, desempenho e durabilidade tanto da sapata de freio quanto do tambor.

A Fras-le, primeira fabricante de materiais de fricção do Brasil a obter certificação pela norma ISO 9001, além de possuir também a ISO 14001 e a ISO TS, tem capacidade para atender esse mercado em expansão, atuando no desenvolvimento de novos produtos e o aprimoramento de materiais já existentes. Atualmente, são mais de 135 matérias-primas diferentes que compõem a linha de produção. Além da análise constante dos produtos, o laboratório também apoia sistemas de produção, bem como certificações e auditorias dos processos de fornecedores. Assim, desde a produção, os testes são indispensáveis para oferecer segurança e eficiência dos produtos em quaisquer de suas aplicações.

Sobre a Fras-le – A Fras-le, líder mundial em materiais para fricção, é uma marca Frasle Mobility, com portfólio completo de pastilhas de freio, lonas e sapatas para automóveis, motos, veículos pesados, entre outras aplicações, como ferroviário e industrial, atende montadoras e mercado de reposição.

Com fábricas para produção no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Argentina e Uruguai, conta com rede global de atendimento comercial, com produtos alcançando mais de 125 países nos cinco continentes. São mais de 12 mil referências nas linhas de produtos Fras-le. Desde 2016, a marca é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car Pro Series, Stock Series e Mercedes-Benz Challenge, e desde 2021, dos caminhões da Copa Truck.

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO