Renault confirma sua rápida transição para os veículos elétricos

Renault confirma sua rápida transição para os veículos elétricos

A Renault confirma sua rápida transição para os veículos elétricos, com um impressionante crescimento de +52% de seu mix de veículos elétricos e híbridos nas vendas de veículos a clientes particulares na Europa. A gama E-TECH representa 30% das vendas de veículos Renault comercializados a pessoa física na Europa em 2021, em um mercado que se eleva a 26%. 

Na Europa, a Renault ocupa a liderança do mercado de veículos elétricos: líder na França, 2º lugar na Itália e 3º na Alemanha. 

Lançado em 2012, o Renault Zoe mantém sua forte posição de líder de mercado no segmento de veículos elétricos na França, ocupando o 2º lugar na Europa.

No mix das vendas de veículos híbridos comercializados a clientes particulares, a Renault continua a apresentar sólidas performances: Clio 19%, Captur 24%, Arkana 56%. 

Otimização do Mix

Devido às consequências persistentes da pandemia COVID-19 e da escassez de componentes, a Renault implementou uma política de vendas seletiva. As vendas mundiais atingiram 1.751.089 unidades (-6,7% vs. 2020) e uma participação de mercado de 4,7% (-0,6% vs. 2020 – sem considerar China e América do Norte). Na Europa, a Renault atingiu uma participação de mercado de 7,1% (-0,7%), para 984.784 unidades.

Em 2021, a Renault implementou uma estratégia de otimização de seu mix por canal e preços. O mix das vendas no varejo aumentou +11 pts. entre o 1º (40%) e o 2º (50%) semestre, com maior receita líquida por veículo.

A Renault se concentrou na evolução positiva de seu mix de preços, baseando-se em uma estratégia de dar prioridade ao valor e não aos volumes. Iniciada antes da falta de estoques causada pela pandemia, esta evolução está apresentando bons resultados. Em alta, a receita líquida por veículo se beneficia de dois grandes diferenciais da marca: as vendas do mix tecnológico E-TECH e pedidos para modelos com níveis de acabamento mais altos, com o Arkana RS Line representando 49% dos pedidos na Europa. Combinadas, as vendas das versões de acabamento Intens e RS Line representam 86% do mix.

A reconquista do segmento C também se mostra promissora, graças ao novíssimo Renault Arkana. Desde seu lançamento na Europa, em junho, os pedidos atingiram mais de 60.000 unidades naquele mercado, sendo 56% na versão E-TECH. As vendas de veículos vendidos a pessoa física no segmento C também aumentaram, passando de 22% para 25%.

Renault: marca global

A participação dos mercados fora da Europa representa agora 44% das vendas da montadora de automóveis (+2 pts. vs. 2020), com uma atenção maior dada aos lucros. O lançamento do Novo Renault Duster contribui para o sucesso da nossa estratégia, com um nível de vendas elevado: 41.000 unidades na Rússia (+31%), 22.000 unidades no Brasil (+15% vs. 2020), 6.200 vendas no México (+55% vs. 2020) e 9.100 vendas na Colômbia (+34% vs. 2020). 

Na Índia, o novíssimo Renault Kiger é um sucesso, com 29.000 unidades vendidas. Representando já 30% das vendas da Renault no país, ele confirma a estratégia de upselling da Renault para este mercado.

A Renault também é líder no mercado europeu de veículos comerciais leves, com vários lançamentos bem-sucedidos de novíssimos veículos utilitários oferecidos aos nossos clientes: Express Van, Kangoo Van e Trafic. O júri da premiação International Van of the Year reconheceu o novíssimo Kangoo Van com o título de International Van of the Year 2022. Este reconhecimento confirma a solidez da divisão de Veículos Comerciais Leves da Renault.

Na Europa, a participação de mercado dos veículos utilitários leves aumentou para 15,7% (+1 pt. vs. 2020, com exceção das picapes). A Renault ocupa a 1ª posição no segmento dos furgões pequenos e o 2º lugar no segmento de furgões médios e grandes.

A Renault se mantém como líder imbatível no segmento de veículos comerciais leves na França, com 124.700 vendas e uma participação de mercado de 28,8%, graças aos seus três campeões de vendas: Renault Master, Renault Trafic e Renault Kangoo Van. 

Fabrice Cambolive, vice-presidente sênior de Vendas e Operações da marca Renault, afirmou:

“Faço questão de agradecer aos nossos parceiros comerciais e times de vendas por estes resultados impressionantes, conquistados apesar do contexto difícil. A Renault atingiu o resultado de um terço dos veículos vendidos serem equipados com motorizações E-TECH e metade de seu total de vendas realizadas a clientes pessoa física. A Renault conta com estes bons resultados obtidos em 2021 para consolidar sua trajetória positiva e se posicionar novamente no segmento C em 2022, baseando-se nos lançamentos de seus novíssimos modelos Mégane E-TECH Electric e Austral. Estamos entrando em 2022 com a ambição de avançar ainda mais, confiantes na coerência do nosso portfólio de produtos e nossa estratégia comercial”.

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO