Recorde de transações de veículos usados alavanca mercado de reparação

Automóveis e comerciais leves usados somaram 11,2 milhões de unidades vendidas (Por Luiz Sergio Alvarenga)
Recorde de transações de veículos usados alavanca mercado de reparação

No dia 10 de janeiro, a Fenabrave, Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, divulgou que as transações de veículos usados bateu recorde em 2021, com 15.134.904. Foi um crescimento de 18,64% sobre 2020.

Automóveis e comerciais leves usados atingiram 11,2 milhões de unidades vendidas e a falta de chip alavancou esta situação.

Como explica o consultor especializado no aftermarket automotivo, Luiz Sergio Alvarenga, Diretor da Alvarenga Projetos Automotivos, existe uma equação no mercado: quando tem a venda de veículos novos equilibrada, o aftermarket caminha de forma regular, de forma normal, atendendo a frota que roda e aqueles carros que acabaram de  sair da garantia.

Quando a venda de novos cai, como está acontecendo atualmente, há o incremento de transações de veículos usados, impactando ainda mais positivamente para o mercado da reposição, porque a pessoa que não comprou o novo veículo buscou manutenção em seu usado. “E a transação entre usados tem culturalmente, por parte do comprador ou da loja, o checklist de manutenção, potencializando a busca pelos serviços automotivos de manutenção preventiva”, completa.

Confira a tabela!

LUIZ SERGIO ALVARENGA é Consultor especializado no aftermarket automotivo e Diretor da Alvarenga Projetos Automotivos

Fonte: Move News

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO