Quais os impactos de uma possível mudança na tributação de lucros e dividendos?


No podcast da FecomercioSP, especialistas explicam o modelo atual e as consequências caso a tributação de dividendos volte
Quais os impactos de uma possível mudança na tributação de lucros e dividendos?
Uma mudança no sentido de tributar os dividendos em 10% elevaria a carga tributária como um todo (Arte: TUTU)

A possível alteração no regime de tributação de lucros e dividendos das empresas, com sensível aumento da carga tributária, é tema de novo episódio do podcast da FecomercioSP, com Everardo Maciel, consultor jurídico e professor do Instituto Brasiliense de Direito Público, e Sarina Manata, assessora jurídica da Federação.

Na conversa, Maciel explica que o País fez, em 1996, a escolha de tributar apenas os lucros, proporcionando benefícios para a máquina pública e para o contribuinte. “Praticamente não existe mais litígio, e, até 2021, não houve a redução em reais na arrecadação no Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) sequer em um período de apuração. Além disso, os contribuintes não têm queixas sobre essa tributação”, diz.

Leia mais sobre impostos
Sistema do ITCMD é automatizado e se torna mais eficiente e intuitivo aos contribuintes
FecomercioSP contribui com propostas para modernização dos processos administrativo e tributário
FecomercioSP e entidades assinam manifesto por proposta que altera Lei de Execuções Fiscais

Diante disso, na análise de Sarina, uma mudança no sentido de tributar os dividendos em 10% elevaria a carga tributária. “O efeito seria desastroso, porque já lidamos com alta carga tributária. Reduzir o porcentual pago de tributos na pessoa jurídica – de 34% para 30% – e passar a tributar a pessoa física, ou seja, os sócios, vai gerar aumento nos impostos de qualquer forma”, ressalta.

A FecomercioSP, inclusive, fez simulações que comprovam esse aumento da carga tributária.

Ouça o podcast.

O programa também está disponível no Spotify e no Apple Podcasts.

Fonte: FecomercioSP

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO