PIB do transporte cresce o dobro do PIB geral


Evolução do setor foi de 2,1% no primeiro trimestre deste ano contra 1% da economia como um todo
PIB do transporte cresce o dobro do PIB geral

O Produto Interno Bruto (PIB) do transporte apresentou crescimento de 2,1% no primeiro trimestre de 2022. Já o desempenho do PIB geral foi de 1%, impulsionado pelo setor de serviços, do qual o transporte faz parte. Na comparação com o mesmo período de 2021, a variação percentual do PIB do transporte neste trimestre foi de 9,4%. A constatação faz parte do Radar CNT do Transporte, divulgado nessa quinta-feira, 02, pela Confederação Nacional do Transporte (CNT).

O boletim traz a análise do PIB do 1º trimestre de 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O desempenho do transporte exposto no boletim da Confederação sinaliza que o setor está conseguindo manter um resultado promissor, apesar da inflação, da crise dos preços dos combustíveis e das incertezas econômicas em decorrência dos conflitos internacionais.

O PIB é a soma dos bens e serviços produzidos no Brasil e, nesse sentido, o transporte segue em recuperação, mesmo com o impacto da covid-19 nos últimos dois anos. Em 2021, o desempenho do setor já tinha se destacado. Considerando o resultado anual, o setor cresceu 11,4%, contra 4,6% do PIB geral, em relação a 2020. Naquele ano, os percentuais tinham sido, respectivamente, -8,4% e -3,9%.

Clique aqui e leia o boletim Radar CNT do Transporte

Com informações da Agência CNT

Fonte: Revista Carga Pesada

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO