Allison Transmission realiza treinamento para motoristas e mecânicos da EcoUrbis


A Allison treinou mais de 300 funcionários em um dos principais coletores de lixo doméstico da maior cidade do Brasil
Allison Transmission realiza treinamento para motoristas e mecânicos da EcoUrbis
EcoUrbis: 308 motoristas e 28 mecânicos/eletricistas receberam ensinamentos

A Allison Transmission concluiu recentemente mais um treinamento para clientes finais na EcoUrbis Ambiental. Das bases Leste e Sul do cliente, 308 motoristas e 28 mecânicos/eletricistas receberam ensinamentos teóricos e práticos. Nas várias seções de capacitação que foram realizadas, os funcionários da empresa receberam instruções detalhadas sobre como operar no dia a dia e de como proceder a correta manutenção das transmissões Allison da Série 3000™ que estão instaladas nos caminhões Mercedes-Benz Atego 1729 e Volkswagen Compactor 17260, que a EcoUrbis Ambiental mantém em atividade na coleta de lixo domiciliar em São Paulo.

“Como nossa frota foi recentemente atualizada a partir das antigas transmissões manuais, nossos motoristas não tinham experiência com transmissões totalmente automáticas. O conteúdo ministrado pelos representantes da Allison, tanto na teoria quanto na prática, foi fundamental para aprimorar a expertise dos nossos motoristas”, afirma Marcelo Balsani, Coordenador de Planejamento Operacional e Treinamento da EcoUrbis Ambiental.

A receptividade do treinamento entre os motoristas foi a melhor possível, com elogios para a equipe Allison que esteve na EcoUrbis por vários meses. “No início, como em qualquer mudança significativa, havia um certo medo. No entanto, hoje, com certeza, a maioria dos motoristas prefere as transmissões automáticas. Também temos a expectativa de que haverá uma redução nas quebras dos veículos devido a uma maior assertividade na condução dos caminhões, além da redução no consumo de combustível e dos menores custos de manutenção”, disse Balsani.

O programa de treinamento para motoristas e mecânicos inclui uma apresentação teórica explicando o conceito básico de como funcionam as transmissões automáticas, incluindo sua construção, seus controles eletrônicos, o sistema de engrenagens planetárias e o conversor de torque. Na sequência, os participantes aprendem como operar a seletora de marchas, como interpretar as informações que são apresentadas no display digital da seletora e como dirigir para obter o desempenho ideal do veículo. Por fim, eles passam para a aplicação do treinamento na vida real, onde os participantes percorrem uma rota pré-determinada monitorada por um instrutor, que orienta os participantes sobre como proceder em vários cenários e como reduzir os custos de manutenção dos freios e do trem de força.

Unidade Móvel de Treinamento: item fundamental para a capacitação dos mecânicos

“O treinamento foi bastante útil para atender às nossas necessidades. Foi essencial para os nossos colaboradores, para quem as transmissões automáticas eram uma grande novidade. Esses 110 caminhões, entre Mercedes-Benz e Volkswagen, foram os primeiros veículos totalmente automáticos da nossa frota”, disse Cledson Valmir da Silva, Supervisor de Manutenção da EcoUrbis Ambiental.

Uma das melhores ferramentas para parte da capacitação de mecânicos/eletricistas provavelmente é a Unidade Móvel de Treinamento da Allison. O microônibus foi projetado especificamente para esta atividade, colaborou para o fornecimento de instruções técnicas para cerca de 1.500 pessoas e atua como um braço itinerante da equipe técnica da Allison. Está equipado com ferramentas personalizadas, incluindo uma transmissão e todos os itens necessários para testes, entregas técnicas e diagnósticos das unidades que estão em uso pelos frotistas. Os equipamentos existentes neste veículo permitem o ensino das manutenções básicas e avançadas das transmissões totalmente automáticas Allison.

É importante para a EcoUrbis que sua equipe entenda os procedimentos de manutenção preventiva, enquanto o treinamento também dá acesso à identificação de eventuais falhas que possam vir a ocorrer, para que os participantes tenham um entendimento completo sobre transmissões automáticas. “Como nossos caminhões têm uma expectativa de uso de somente cinco anos, a nossa perspectiva é que eles não precisem fazer trocas de componentes desgastados no decorrer desse período. Na verdade, nossa previsão é que essas transmissões funcionem em torno de seis anos e meio sem que nenhum procedimento seja necessário – somente a troca de óleo e filtros”, diz Silva.

Ficou evidente para o novo operador das transmissões totalmente automáticas Allison que esse tipo de treinamento é fundamental para que seus funcionários conheçam e se mantenham atualizados com os equipamentos que estão manuseando. A experiência foi tão positiva que, inclusive, já há a sugestão para que outras rodadas de capacitação possam ser realizadas na empresa.

Sobre a Allison Transmission

A Allison Transmission (NYSE: ALSN) é desenvolvedor e fabricante líder de soluções de propulsão para veículos comerciais e de defesa, maior fabricante global de transmissões totalmente automáticas para serviços médios e pesados e líder em sistemas de propulsão eletrificada que Melhoram a Maneira como Mundo Trabalha. Os produtos Allison são usados em uma ampla variedade de aplicações, incluindo caminhões urbanos (distribuição, lixo, construção, incêndio e emergência), ônibus (escola, trânsito e ônibus), motorhomes, veículos fora-de-estrada e equipamentos (energia, mineração e aplicações de construção) e veículos de defesa (sobre rodas táticas e sobre esteiras). Fundada em 1915, a empresa está sediada em Indianápolis, Indiana, EUA. Com presença em mais de 150 países, a Allison tem sedes regionais na Holanda, China e Brasil, fábricas nos EUA, Hungria e Índia, bem como recursos globais de engenharia, incluindo centros de engenharia de eletrificação em Indianápolis, Indiana, Auburn Hills, Michigan e Londres no Reino Unido. A Allison também possui mais de 1.400 distribuidores independentes e revendedores em todo o mundo. Para obter mais informações, visite allisontransmission.com.

Contatos
Caio Moraes
Press Consultoria Ltda
(+55 11) 99245-7177
São Paulo, Brasil
Priscila Tordino
Allison Transmission
(+1 317) 317-242-3659 | 317-619-0686
Indianápolis, EUA

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO