Em um cenário de incertezas e perdas econômicas, a pandemia trouxe novas demandas que colocaram em risco a sobrevivência de muitas empresas. Embora desafiador, é neste contexto que o país registra o maior número de novos empreendedores advindos da necessidade de ampliar a renda e combater o desemprego. A partir das necessidades pautadas pelo “novo normal”, se adequar ao on-line e apostar na unificação do físico e digital pode configurar uma vantagem competitiva.
Para João Cruz, fundador e CEO da Eyemobile, empresa de soluções tecnológicas para pequenos e médios empreendedores, diante de tantas exigências do mercado atual, quem lidera uma pequena ou microempresa precisa contar com o apoio de boas ferramentas para modernizar suas vendas e trazer mais mobilidade para as operações de consumo.
“A pandemia aumentou os desafios que os pequenos empreendedores enfrentam para manter o nível de vendas e engajar clientes. É importante facilitar a vida desses varejistas, sobretudo quando ainda estão no início do negócio e precisam gerenciar muitos processos ao mesmo tempo. A transformação digital já é uma realidade, na qual se adequar às soluções tecnológicas abre muitas possibilidades e permite maximizar os resultados do negócio”, comenta o CEO.
Apesar do contexto adverso para esses empreendedores, a digitalização tem contribuído com reinvenção e flexibilização para enfrentar a crise. Como é o caso da Bulah Alimentos, varejista de produtos alimentícios saudáveis, que recorreu às soluções digitais para otimizar a rotina e operar com proatividade nos processos de monitoramento para vendas mais ágeis e práticas.
A vontade em contribuir com um cardápio orgânico e levar uma alimentação saudável para o dia a dia dos brasileiros despertou em Thais Stela o interesse em abrir um negócio que pudesse melhorar hábitos alimentares ao oferecer valor nutritivo, ambiente integrado e atendimento humanizado. Assim, nasceu a Bulah, localizada no Itaim, em São Paulo. “A ideia inicial era fazer como um quiosque de shopping, mas, como todo e qualquer bom empreendimento, o modelo precisou passar por algumas reformulações e iniciamos as vendas pelo delivery”, comenta Thais.
Neste campo, a busca por hábitos alimentares mais saudáveis e lanchonetes que atendessem a essa demanda fez com que a previsão dos lojistas fosse positiva e, por meio do marketplace, encontraram espaço dentro do nicho de comida saudável. Entretanto, em contraposição ao movimento migratório gerado pelo cenário de isolamento social, onde lojistas precisaram recorrer à digitalização, a expansão para a loja física trouxe novas demandas de agilidade e praticidade antes ofertadas apenas na jornada digital.
“No início, só vendíamos por delivery. Depois de seis meses abrimos a primeira loja física e, com o andamento do negócio, vimos a necessidade de equiparar o modelo presencial com soluções que os clientes já tinham nos pedidos online. Nisto, tornou-se indispensável ter um sistema que nos ajudasse com a gestão de vendas, tanto pela necessidade em ter uma análise do índice de compra dos produtos quanto por precisar de um controle de estoque e vendas. Desde então, a Eyemobile tem nos ajudado com soluções digitais para otimizar e gerenciar esses processos”, conta a empreendedora.
Para a lojista, acompanhamento de metas, conciliação de resultados, visualização de vendas e pagamentos, cadastro de itens e controle de estoque configuram os principais benefícios obtidos a partir do sistema da companhia. “A melhor parte é que consigo monitorar todos esses processos pelo celular, o que me permite acompanhar os dias e horários que mais vendem, mesmo não estando na loja. Isso ajuda muito na estratégia de negócio, principalmente no fechamento de caixa mensal, já que agora sei o que entrou em dinheiro, débito ou crédito, por exemplo”, conclui Thais.
Embora seja um diferencial competitivo da marca, o dinamismo e a capacidade de ofertar hábitos mais saudáveis de acordo com o perfil e as necessidades da população demanda agilidade e praticidade no atendimento para oferecer a melhor experiência de compra. À vista disso, Pompeo esclarece como a tecnologia tem contribuído ao oferecer um sistema completo para otimizar e entender corretamente a jornada do cliente.
“É muito importante destacar a empresa na mente do consumidor. Escutar as necessidades e observar os hábitos de compra faz toda a diferença. Por isso, contamos com um sistema completo para trazer maior comodidade e oferecer um atendimento preciso e adequado, com a redução de filas, atendimento direto na máquina de cartão, promoções personalizadas e programas de recompensa, por exemplo”, explica o CEO.
A busca por agilidade e eficiência tecnológica em vendas também aproximou a Kintal Agro – Plantas & Algo Mais, varejista de plantas e flores naturais, da Eyemobile, na busca por um sistema completo de tecnologia para vendas físicas e digitais.
Desde o início de sua fundação, em 2020, a Kintal Agro entende que a loja pode proporcionar um espaço de relaxamento e conexão em meio à rotina estressante. Por isso, ao analisar de que forma poderiam otimizar os processos e melhorar a satisfação dos clientes, encontraram na tecnologia a oportunidade de alcançar esses objetivos.
“A nossa ideia foi literalmente fazer um quintal onde as plantas ficassem misturadas e pudessem interagir umas com as outras. Com a solução de frente de caixa PDV, conseguimos deixar o ambiente mais dinâmico, tanto por ganhar espaço quanto por gerar uma aproximação maior com os clientes”, comenta Pedro de Paiva, fundador da Kintal Agro.
Com a pandemia, as transformações no mercado fizeram o lojista repensar o planejamento da floricultura, que perdeu mais de 80% de produtos devido a uma inundação causada por uma enchente na região. No processo de retomada, o empreendedor optou por operacionalizar e gerenciar suas vendas de forma tecnológica e facilitada, bem como agilizar e automatizar os processos sem precisar do caixa físico.
“O sistema nos auxilia no dia a dia da loja, já que agora é possível gerenciar as entradas do mês e fazer comparativos para verificar o que podemos melhorar e qual produto vendemos mais. Além disso, devido ao mapeamento automático dos perfis dos nossos clientes, conseguimos programar uma promoção ou antecipar algum tipo de negociação com os nossos fornecedores”, explica Ana Paula, cofundadora da Kintal Agro.
Segundo o lojista, o sistema de vendas embarcado na maquininha inteligente permitiu reduzir o espaço administrativo e ampliar a circulação na loja, por meio do modelo de caixa móvel. “Durante o atendimento, ofertamos o nosso portfólio de produtos por meio da própria maquininha, que fica o tempo todo conosco, o que gera maior flexibilidade para irmos até o cliente e concluir a venda”, conclui Pedro.
Para Pompeo, a dica mais importante para pequenos empresários é entender que existem soluções prontas e acessíveis que podem ajudar a superar essas barreiras e impulsionar o desenvolvimento do empreendimento.
“Com foco em soluções tecnológicas, a Eyemobile oferece recursos únicos e completos para pequenos e micros empreendedores alcançarem seus objetivos ao identificarem uma necessidade do seu próprio negócio. Além do modelo sistema PDV móvel e emissão fiscal por SMS, o empreendedor poderá contar com um sistema integrado para facilitar o monitoramento de vendas físicas em tempo real”, conclui o executivo.
Sobre a Eyemobile
Criada em 2013, a startup catarinense Eyemobile oferece um sistema completo para pequenos e médios negócios do varejo de bens de consumo, food services e comércio em geral. Referência em tecnologias de vendas, a empresa desenvolve soluções integradas para que empreendedores possam operacionalizar e gerenciar suas vendas de forma inteligente e facilitada, enquanto realizam operações sem precisar do caixa físico. Em uma única aplicação móvel, é possível integrar frente de caixa (PDV), comandas eletrônicas, transações financeiras e emissão de documento fiscal, atuando de ponta a ponta nos sistemas de vendas. No início, a empresa começou atuando no mercado de grandes eventos e atualmente oferece soluções para os mais variados tipos de empreendimentos, como lojas, gráficas, mercearias, barbearias, floriculturas, sorveterias, bares, food trucks, pet shops, dentre outros. Com um total de quase R$ 4 bilhões em transações de vendas, em 2021 a empresa foi adquirida pela Getnet, do grupo Santander.
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