Parceria entre Sincopeças-SP e Sebrae dá novo impulso ao programa Loja Legal

Palestra com auditório lotado em que o professor Douglas Marangoni tratou da necessidade urgente de digitalizar o varejo deu a largada para formatação atualizada da iniciativa. Veja abaixo link para vídeos, fotos e entrevistas
Parceria entre Sincopeças-SP e Sebrae dá novo impulso ao programa Loja Legal
Presidente do Sincopeças-SP, Heber Carvalho, dá as boas-vindas ao público

Por Claudio Milan

O Sincopeças-SP inaugurou na noite de 17 de janeiro sua série de eventos para 2023 com a palestra Preparando sua Empresa para o Digital’, apresentada pelo professor e consultor Douglas Marangoni. O encontrou também deu a largada para a atualização do Programa Loja Legal, idealizado pelo sindicato, e que agora ganha nova dinâmica a partir de parceria firmada com o Sebrae-SP visando a promover a otimização do comércio de autopeças em todos seus aspectos gerenciais, inclusive de formalização do negócio perante o mercado de reposição.

O programa Loja Legal é gratuito e dividido em módulos independentes. “Você pode escolher a capacitação e a oportunidade que melhor vai atender o seu interesse. Os módulos têm certificados e o formato é híbrido, haverá atividades presenciais e remotas”, contou Reginaldo Oliveira, consultor de Negócios do Sebrae-SP.

O programa está comprometido com duas metas centrais: aumentar o faturamento e a produtividade dos varejos participantes. “Para vocês terem uma ideia, em 2022 nosso escritório, através dos projetos, atendeu cerca de 2300 empresas. Elas tiveram um aumento médio de 10% no faturamento e de 18% na produtividade. Isso é muito importante num momento de tantas dificuldades. O programa possui alguns compromissos e o principal deles é o resultado”, acrescentou Reginaldo Oliveira.

Durante o evento, o diretor Técnico do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, Sergio Fabiano, fez uma breve apresentação sobre a formulação dos primeiros requisitos para a Certificação Profissional do Vendedor de Autopeças. A norma ABNT para Qualificação do Vendedor de Autopeças foi aprovada sob o número 16.999 e definiu as diretrizes para formação desses importantes profissionais do comércio de autopeças. A partir da norma, o IQA irá certificar os profissionais e, com isso, elevar o grau de qualificação e credibilidade do mercado de reposição perante todos os segmentos do setor automotivo e, em especial, a sociedade em geral.

Também se pronunciaram na abertura do encontro o presidente do Sincopeças-SP, Heber Carvalho; o presidente do Sincopeças Ceará e do Sincopeças Brasil, Ranieri Leitão; e o presidente do Sindirepa, Antonio Fiola. Antonio Carlos Beiram, presidente da G&B, recebeu um agradecimento especial pela dedicação com que trabalhou para ajudar a viabilizar o evento.

Consultor de Negócios do Sebrae-SP, Reginaldo Oliveira, apresenta detalhes do PROGRAMA LOJA LEGAL e sua importância para o varejo de autopeças

Programa Loja Legal

Módulo 1

Evento de inauguração com a Palestra Preparando sua Empresa para o Digital’, apresentada em janeiro pelo professor e consultor Douglas Marangoni na sede do Sincopeças-SP.

Módulo 2

Programa Brasil + ALI. Por seis meses as lojas participantes terão o apoio presencial de um Agente Local de Inovação (ALI) que vai trazer ferramentas para trabalhar a inovação na empresa. “Inovação requer redução de custos e aumento de faturamento. As dores que você tem no negócio serão diagnosticadas e os participantes receberão consultorias e outros atendimentos necessários para o momento”, explicou Reginaldo Oliveira.

Módulo 3

Datas comemorativas no mercado que podem ser comerciais. “É importante ter um calendário o ano inteiro lembrando dessas datas comemorativas, você vai aumentar o seu faturamento e aumentar a competitividade do seu negócio. Esse módulo vai ser online e a gente vai definir as datas”, disse Oliveira.

Módulo 4

Redes sociais, que, segundo o consultor de Negócios do Sebrae-SP, são fundamentais: “Todo mundo tem que estar no buscador do Google. Quando alguém tem alguma dúvida hoje vai ao Google, e o seu potencial cliente vai lá também. É importante que você alimente aquela página, tenha fotos, que ela represente de fato o seu negócio. Quando os clientes elogiam, o algoritmo vai promovendo o negócio para que ele apareça nas páginas iniciais, isso dá relevância. Falamos aqui também do WhatsApp Business, do Instagram Comercial e do Facebook, que irão direcionar os seus clientes”.

Módulo 5

Neste módulo o varejista participante vai aprender a criar conteúdo para as mídias digitais. Ele já tem o perfil construído, mas como vai elaborar o conteúdo e ser relevante para obter engajamento? O Sebrae responde.

Módulo 6

Aprenda a montar a sua loja virtual. “Já criamos as redes sociais e agora precisamos levar os clientes para comprar os produtos e serviços que oferecemos. Estamos falando de presença digital, mas o nosso negócio é físico. Não podemos esquecer do design do interior e da fachada, de vitrines e expositores, do 5S, como é a jornada do cliente até o nosso negócio. Nesse caso são consultorias tecnológicas individuais. É você e o consultor. São 16 horas”, acrescentou Reginaldo Oliveira.

Varejo precisa expandir presença digital

Ações via celular são fundamentais para inserir o varejo no ambiente em que o cliente está

Atentos à palestra de Douglas Marangoni, em primeiro plano, Álvaro Pereira (1° Tesoureiro do Sincopeças-SP), Antonio Carlos Beiram (Proprietário da G&B Distribuidora de Autopeças) e Heber Carvalho, presidente do Sincopeças-SP

A principal atração do encontro foi a palestra Preparando sua Empresa para o Digital’, de Douglas Marangoni, professor universitário, palestrante e consultor empresarial que atuou como secretário municipal de Planejamento e Gestão e secretário municipal da Educação em São Carlos (SP).

Embora o tema fosse relacionado à digitalização, o especialista dedicou parte sua apresentação a mensagens motivacionais. “Por que algumas empresas quebram? Principalmente pelo medo de arriscar, o medo do novo. Nós empresários temos que corrigir a rota. Ir para nossa trajetória, que é o sucesso. Muitas vezes nós vamos pegar um caminho que vai ser difícil, não vai dar certo. O que é preciso fazer? Corrigir a rota. Não posso desistir. Aprender com o erro, corrigir a rota e seguir adiante”, expôs.

E o novo está, hoje, diretamente relacionado à tecnologia. “Não adianta mais fugir da tecnologia, é um processo sem volta”. O palestrante deu como exemplo a substituição da fita K7 pelo CD, que posteriormente perdeu o lugar para o pendrive, este agora escanteado em favor de plataformas digitais de streaming como Spotify, acessadas pelo carro via bluetooth do celular. A evolução dos sistemas automotivos é extraordinária. “São tecnologias de comunicação, prevenção de riscos e acidentes, maior eficiência para transporte. Outro dia eu estava dirigindo, escapei um pouco da faixa, e já apareceu no painel um aviso para eu parar e tomar um café. Estamos preparados para isso?”, questionou o palestrante.

Marangoni chamou a atenção da plateia para a chegada de inovações como o Metaverso e seus impactos no aftermarket automotivo. “No passado descobríamos que era hora de trocar a pastilha do freio porque fazia barulho. Hoje todos os carros saem com computador de bordo. Já está programado no carro o momento em que é preciso trocar a pastilha. O carro avisa, pede para agendar, dá as opções, entra em contato, agenda e devolve a confirmação. O Metaverso já é uma realidade e vai revolucionar também o mercado de peças. Vai programar a manutenção preventiva”.

CELULAR

A fim de se preparar para a palestra no Sincopeças-SP, Douglas Marangoni pesquisou o aftermarket automotivo. “Percebi que lojas de peças muitas vezes têm a venda passiva: 90% das pessoas que eu entrevistei só esperam o cliente vir e, quando ele vem, às vezes não é atendido da melhor maneira”.

Mas, com o avanço da tecnologia, o deslocamento do cliente à loja tem se tornado cada vez mais desnecessário, e isso pode ser um problema para os negócios menos evoluídos. “Se o cliente não vai mais até você, você precisa ir até o cliente. A primeira coisa que a gente faz todo dia é mexer no celular. E a última também. O Brasil é o terceiro país que mais usa celular no mundo. Em média são 3 horas e 42 minutos por dia. Eu fico de 7 a 8 horas diariamente no celular. Onde você precisa estar interagindo com seu cliente? No celular! Vocês estão divulgando seus negócios no celular?”, questionou o palestrante.

Mas ter presença nos aplicativos para celulares também significa estar ativo nas mídias sociais que podem ser acessadas pelo dispositivo móvel. Isso necessariamente inclui Youtube, Facebook, Instagram, Messenger além, é claro, do próprio WhatsApp. E, segundo Marangoni, não há desculpa pra ficar de fora. “Se você não tem facilidade para fazer isso, contrata alguém que faça por você. Mas faça. Você tem que estar em todas as redes. No meu segmento, preciso estar no TikTok; no de vocês, não sei. Mas é preciso entender qual é o seu público, onde ele está, e estar lá também”, decretou o palestrante.

Veja galeria de fotos, vídeos e entrevistas no link Evento Sincopeças-SP

Fonte: Novo Varejo (Clique a acesse a edição digital do jornal Novo Varejo Automotivo)

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